Especial gb. Dois times Adidas na final, mas Nike é a campeã da Champions

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O Real Madrid conquistou a Liga dos Campeões pela 12ª vez neste sábado, após vencer a Juventus por 4 a 1. Os clubes e jogadores ganharam suas premiações, e as patrocinadoras aproveitam para se expor. Quem mais consegue se amplificar diante de tudo isso, devido à sua natureza e investimento no marketing, são as marcas esportivas. Como cada uma explorou com destreza tudo isso é o tema de nossa especial.

Se eu lhe perguntar, leitor, quem ou o que mais brilhou nesta conquista, o que você diria? A esmagadora maioria deve responder: Cristiano Ronaldo. O português vai ser eleito o melhor jogador do mundo, não resta dúvidas. Com o título pela FIFA, CR7 vai empatar com Messi, e ambos vão ficar com cinco premiações de melhor do mundo. Essa rivalidade intensa entre os dois e que estamos acompanhando, leitor, é um privilégio. É história para contarmos para nossos filhos.

Como pano de fundo de tudo isso, estão outros dois ferrenhos rivais: Nike e Adidas. CR7 e Messi. Se Cristiano Ronaldo foi quem mais brilhou nesta conquista, a Nike se aproveitou bem e postou um vídeo e uma foto do português quando criança com a frase: “This boy knew” (esse menino sabia). Simples assim, mas muito poderosa a ativação. Horas depois, perfis nas redes sociais mostraram a foto original e não-editada que mostra o CR7 estava usando na realidade uma blusa da Adidas. Apesar dessa intervenção polêmica, posso dizer com segurança que a Nike acabou se sobressaindo nesta Champions. Numa final em que Adidas vestiu Real e Juve, todos os gols saíram dos pés cobertos por Nike, incluindo o astro maior.

Cristiano Ronaldo, Casemiro, Asensio e Mandzukic (Juve) foram os nomes de todos os cinco gols do dia, e todos de chuteiras Nike. Dois deles, no entanto, recebem maior atenção e holofotes, pois vieram dos pés da única chuteira diferente de tudo que se tinha no gramado, a exclusiva CR7 capítulo 4.

A Adidas, por sua vez, aproveitou a sua atual campanha publicitária Here to Create para promover uma linha exclusiva com homenagem ao título do Real Madrid e alguns de seus principais jogadores. Três deles foram os que mais ganharam destaque. Benzema e Marcelo ganharam um rápido gif (vídeo curto) vestindo a camisa roxa do título e já com 12 títulos estampados na manga. Bale ganhou um post olhando para a “orelhuda” e o texto “The kid from Cardiff”, em referência ao local de nascença do atacante e onde foi jogada a final da Champions de 2017-18.[[imagem42641]]

As duas marcas esportivas também lançaram produtos dedicados à final em Cardiff. A Nike apresentou sua coleção de chuteiras chamada Time to Shine (Hora de Brilhar. Frase que acabou caindo como uma luva para marcar o brilho da Nike na final). A Adidas chegou com a Dust Storm (incluindo o padrão de cores de sua nova chuteira Nemeziz), a campanha de Adidas Football para Here to Create e ainda as camisas de Real Madrid e Juventus customizadas com inscrições sobre a decisão dos 90 minutos mais nobres do futebol entre clubes.[[imagem42648]]

A Puma também se prevaleceu dos holofotes. Aproveitando-se sempre de sua grande veia irreverente e artística, a marca alemã criou uma arte com o goleiro Buffon e o zagueiro Chiellini. Ambos realmente formam a alma do sistema defensivo da Juventus, a grande responsável por colocar a equipe na final da Liga.

 

The Unbreakable Turin Wall. 8th wonder of the world. Final ready. #PlayLOUD

Uma publicação compartilhada por PUMA Football (@pumafootball) em

E ficou entre essas três marcas. Dos 22 jogadores que entraram em campo, todos eram patrocinados por Adidas, Nike ou Puma, com exceção de Dybala, que continua sem contrato e é o desejo de patrocínio atual das empresas esportivas. Entre os 22, dois são Puma; cinco estão patrocinados pela empresa das três listras e 14 são da companhia de Oregon, com destaque claro para o dono do dia, da competição e do ano: Cristiano Ronaldo. Ou, seja, são quase o triplo de patrocinados da Nike em campo em comparação com a Adidas. Também foi de goleada!

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