Mineirão: A construção e as curiosidades desse gigante do futebol brasileiro

Conheça as maiores curiosidades sobre o Estádio do Mineirão, este que é um dos maiores símbolos do futebol brasileiros!!

O estado de Minas Gerais, o Mineirão, sempre foi conhecido por fornecer talentos fantásticos para o futebol brasileiro. Além dos ótimos jogadores mineiros, os times do estado também são de suma importância na construção da identidade do esporte nacional.

publicidade

Não é por acaso, que os três clubes mais conhecidos de Minas Gerais, Atlético-MG, Cruzeiro e América, estão na elite do futebol nacional e conseguindo resultados expressivos, sobretudo na última década.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mineir%C3%A3o_%28Top_View%29.jpg

Com tanta tradição assim no futebol, produzindo jogadores importantes e clubes de grande expressão, é necessário que haja, também, um palco que esteja a altura de suportar tamanha grandeza.

publicidade

Por isso, o Mineirão é um dos estádios mais icônicos do Brasil e carrega uma história única.

É sempre bom relembrar histórias que nos mostram mais sobre a origem da nossa paixão pelo futebol, principalmente em um cenário onde o futebol tem se “elitizado” de forma considerável.

Hoje, o futebol está muito mais voltado para questões financeiras e econômicas do que em outros tempos.

Cada vez mais, o esporte é responsável por criar mercados voltados especialmente para quem acompanha futebol.

Os sites de apostas esportivas, como o ibet Brazil por exemplo, são acessados por milhões de pessoas diariamente. Cada vez mais empresas desse ramo conseguem firmar contratos e parcerias importantes que ajudam os clubes a se desenvolverem financeiramente.

Melhorar economicamente é algo bastante positivo para os clubes de futebol. Entretanto, existe uma contrapartida que pode ser danosa ao esporte: o distanciamento entre os clubes e os torcedores, principalmente, quando falamos das camadas menos abastadas.

Por isso, precisamos sempre olhar mais para as histórias do nosso futebol, elas nos ajudam a entender de onde viemos e qual é a nossa real identidade como torcedores.

Nesse artigo, buscamos relembrar uma história muito importante do futebol brasileiro. Escrevemos um pouco sobre a história do Mineirão e as peculiaridades desse estádio tão querido pelos fãs de futebol.

O nascimento de um gigante: como o projeto do Mineirão surgiu?

Apesar da inauguração do Mineirão ter sido no ano de 1965, o projeto de construção do estádio antecede a sua inauguração em mais de 25 anos.

Na década de 1940, começaram movimentos tímidos, envolvendo dirigentes, empresários, atletas e jornalistas.

A ideia era construir em Belo Horizonte um campo que acompanhasse a evolução do futebol mineiro. Os três principais times da capital mineira possuíam seus estádios, mas estes eram acanhados, desconfortáveis e já não suportavam a demanda dos torcedores.

Em 1959, o Mineirão começou a ser construído e, apesar de ter sofrido algumas interrupções nas obras, a edificação prosseguiu até ser finalmente inaugurada em 1965. A partida de estreia do estádio aconteceu no mesmo ano, entre a Seleção Mineira e o River Plate – ARG.

O combinado estadual venceu por 1 a 0, com gol do jogador do Atlético, Buglê, que foi o responsável por inaugurar as redes do novo estádio. O jogo contou com um público de mais de 73 mil pessoas. O estádio possuía, no projeto original, a capacidade para comportar 130 mil torcedores, ao todo.

Algumas curiosidades do Estádio

Por ser parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, projetado por Oscar Niemeyer sob encomenda do prefeito Juscelino Kubitschek, o Mineirão é conhecido como o “Gigante da Pampulha”.

O Conjunto Arquitetônico é considerado um Patrimônio da Humanidade, segundo a UNESCO.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mineir%C3%A3o_-_Libertadores_2013.jpg

O primeiro clássico realizado no estádio Mineirão foi pelo campeonato mineiro de 1965. O Cruzeiro vencia o Atlético por 1 a 0 quando, aos 34 minutos do 2º tempo, alguns diretores atleticanos, alegando a marcação de um pênalti irregular, invadiram o campo afirmando que a falta aconteceu sobre a linha da área (esquecendo que a linha também faz parte da área).

A partida foi encerrada após o Atlético ter vários jogadores expulsos e o Cruzeiro ficou com o título mineiro daquele ano.

Em 21 de dezembro de 1976, o Mineirão foi o estádio da partida final da Taça Intercontinental, disputada entre Cruzeiro e Bayern de Munique.

Na época, o título era disputado em duas partidas. No primeiro duelo, na Alemanha, o time da casa venceu por 2 a 0. Com um empate por 0 a 0 no Mineirão, o Bayern se consagrou campeão.

O Mineirão também foi palco de um dos episódios mais infames do futebol brasileiro. Trata-se do lendário 7×1 na Copa do Mundo de 2014, na goleada aplicada pela Alemanha contra a seleção brasileira. Essa foi a maior derrota do Brasil em Copas do Mundo.

matheusGRID
Escrito por

matheusGRID