Das 24 estrelas da Eurocopa 2016, Nike patrocina 17. Veja tabela completa

0

[[imagem37159]]A revista CMD Sport fez um levantamento de quais são as marcas esportivas que patrocinam as estrelas de cada uma das 24 seleções participantes da Eurocopa 2016 e também qual a empresa que veste cada país. A marca que é a campeã da relação é a Nike, que é parceira de 17 dos 24 craques separados na lista, um domínio impressionante de quase 70%. Em segundo lugar, está a Adidas com seis estrelas patrocinadas. Na sequência, vem a Puma patrocinando o único restante da relação: o goleiro italiano Gianluigi Buffon. Vale lembrar que as estrelas de cada seleção foram eleitas pela própria publicação.

Se no apontamento acima, a Nike leva vantagem categórica; no domínio das seleções que vestem uma marca esportiva, a Adidas é superior. A marca das três listras possui 33% das nações da Euro, oito países, entre eles Alemanha, Espanha e Suécia. A Nike fica em segundo com sete seleções (29%) e tem como destaque Inglaterra, França e Portugal. A Puma vem, nesta relação, bem mais equilibrada e traz cinco equipes, 21%, com destaque para Itália e República Tcheca. Umbro (Irlanda), Joma (Romênia), Errea (Islândia) e Macron (Albânia) completam o restante, o que dá 4% da fatia para cada marca.

Designer argentino cria sugestões de camisas para seleções da Euro 2016

Se juntarmos os dois critérios acima (patrocínio de estrelas e de seleções), a Nike ainda leva superioridade e domínio nos holofotes, mas vale lembrar que a Adidas é a patrocinadora do torneio, ou seja, sua marca das três listras estará estampada na bola, nos uniformes da arbitragem e nas premiações.[[imagem37164]][[imagem37161]]

Mais seleções, mais marcas, e algo inédito nesta Euro 2016

Com o aumento de 16 para 24 equipes participantes na Eurocopa de 2016, houve a chance de até sete marcas esportivas patrocinarem ao menos uma seleção, o que é um fato inédito. Na Eurocopa 2012, por exemplo, apenas Nike, Adidas, Puma e Umbro vestiam as equipes participantes. A marca alemã novamente vencia com seis equipes (37%) com Alemanha e Espanha, mas também Grécia e Dinamarca, ausentes na edição de 2016. Nike, com cinco (31%), ocupava o segundo lugar, e tinha como destaque a Holanda, também ausente na competição deste ano. Puma tinha duas (12%), com Rep. Tcheca e Itália e Umbro tinha três: Irlanda; Suécia, que migrou para a Adidas; e Inglaterra, que agora é Nike.

Times médios da Europa abandonam Adidas e Nike em busca de exclusividade

Na Euro 2008, um equilíbrio que dificilmente será visto novamente. Entre 15 seleções, 5 eram Adidas, 5 Nike e 5 Puma. A restante era Umbro. [[imagem37163]] [[imagem37162]]

{CUPOM EXCLUSIVO GUIA DO BOLEIRO: Clique aqui e use o código BOLEIROS10 para ganhar um desconto de 10% em camisas oficiais de times internacionais}

Siga o Guia do Boleiro no Twitter e no Instagram. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here