Liverpool x Sevilla. Marca New Balance faz história com final da Liga Europa

0

A final da Liga Europa 2015-16 entre Sevilla e Liverpool está marcada para esta quarta-feira (18/05/2016), no estádio St. Jakob Park, às 15h45 horário de Brasília (transmissão de ESPN Brasil e Esporte Interativo). As atenções vão estar voltadas, claro, para o bom futebol que as duas equipes apresentaram durante o torneio, mas olhares mais perspicazes vão perceber um aspecto bem particular e histórico: as duas equipes têm a New Balance como fornecedora de uniformes. A marca norte-americana, que reativou seu departamento de futebol no começo do ano passado, consegue neste ano monopolizar uma final de competição europeia entre clubes, o que apenas as gigantes Nike, Adidas e Puma conseguiram. [[imagem37034]]

A empresa de Boston, que foca seu investimento em fitness e corrida, deve ter corrido atrás do tempo para tentar aproveitar essa oportunidade de ouro em matéria de exposição, já que, independentemente do resultado, a marca NB estará estampada nas fotos do título. Diante disso, a New Balance aproveita para se promover a poucos giros do relógio para o início da final e tem feito, nas últimas horas e até minutos, algumas ações de marketing.

A mais recente e importante é a ativação de uma equipe da NB para a cidade suíça da Basileia, local da final entre as equipes. A manobra incluiu divulgação nas redes sociais da empresa de Boston, principalmente no Snapchat da marca. Outra manobra relevante da marca estadunidense foi o lançamento dos uniformes de Sevilla e de Liverpool já terem acontecido, enquanto cerca de metade dos clubes na Europa ainda não apresentaram suas camisas para 2016-17.

Depois da classificação de cada uma das equipes, a NB havia feito posts de incentivo a cada uma delas indo disputar a final da Liga Europa: “Next stop: Basel”, para o Liverpool, e “Sevilla are going to Basel”, para o time espanhol.

A NB poderia ter aproveitado melhor a oportunidade? Claro que sim. Agora, na verdade, fica fácil falar. Como já foi dito, a empresa é focada em fitness e corrida. Ademais, a marca não iria imaginar que essa final pouco provável, quando se fala em fornecedores, iria acontecer. Além de Sevilla e Liverpool, apenas o Celtic era o outro time New Balance na Liga Europa, entre 48 equipes participantes da fase de grupos do segundo maior torneio entre clubes do Velho Continente. [[imagem37035]]

Se veste os dois times da final da Liga Europa, a New Balance não teve a mesma sorte com jogadores patrocinados. Tim Cahill, Adnan Januzaj, Marouane Fellaini, Vincent Kompany (provavelmente está deixando a marca), o brasileiro Fernando, Nikica Jelavić, Álvaro Negredo, Jesús Navas, Samir Nasri e Aaron Ramsey são nomes que em sua grande maioria estavam disputando a Liga dos Campeões.

Mesmo com essa probabilidade pequena, a NB deveria sim ter feito mais ações. Um vídeo que trabalhasse o potencial de viralizar deveria ter sido lançado. Quem sabe uma chuteira especial com o símbolo dos dois clubes. Os dois clubes têm a cor vermelha em comum, porque talvez não usar nada em referência ao sangue?expressão tão utilizada no futebol. Enfim, provavelmente a partir de amanhã a NB vai dar mais atenção ao futebol; e, olhando agora para o relógio, ainda faltam 22 horas para o apito inicial, e a NB pode tirar um coelho da cartola a qualquer momento. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here