Retrospectiva: Relembre 30 chuteiras marcantes lançadas ao longo de 2015

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O ano de 2015 foi daqueles para deixar os fãs de futebol com os bolsos vazios. Entre inovação e tradição, visuais extravagantes ou sóbrios, foram muitos os lançamentos marcantes ao longo do ano. Por isso, o Guia do Boleiro resolveu reunir nessa retrospectiva 30 lançamentos de marcas como Adidas, Mizuno, New Balance, Nike, Puma, Umbro, Under Armour e até da desconhecida Serafino.

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A Adidas foi, provavelmente, a marca que mais movimentou o mercado. Logo no começo do ano, lançou uma última geração da Adizero F50 com a polêmica campanha "Haters". Depois, aposentou seus quatro principais modelos e lançou as novas Ace 15, X 15 e Messi 15. Além disso, colocou em campo uma série de modelos exclusivos para jogadores como Messi e Suárez e apresentou inovacões como a chuteira de 99 gramas e a Ace GTI sem cadarços.

Confira as chuteiras mais marcantes de 2015:

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Na Nike, consolidaram-se ainda mais os modelos com cano alto e as principais novidades foram a segunda geração da Hypervenom e a sexta geração da Tiempo. Jogadores como Cristiano Ronaldo, Neymar e Ronaldinho Gaúcho, entre outros, também ganharam diferentes modelos exclusivos ao longo do ano. E, para completar, a marca lançou no meio do ano sua primeira coleção de chuteiras exclusivamente para mulheres, que foi usada na Copa do Mundo feminina.

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A Puma se destacou especialmente pela inovação com o modelo EvoSpeed SL, a chuteira mais leve do mercado feita em série (a Adidas Adizero 99g tem edição limitada). A leveza do modelo, no entanto, afeta sua durabilidade e a própria Puma reconhece que a chuteira tem previsão de durar no máximo 10 jogos.

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Entre as outras marcas, a Umbro lançou modelos com visual ousado, mas se destacou principalmente por resgatar a histórica Speciali Eternal e por lançar o modelo de velocidade chamado Velocita; a Under Armour seguiu seu avanço no mercado de futebol com a nova SpeedForm; a New Balance voltou ao mercado com os modelos Visaro e Furon; a Mizuno comemorou os 30 anos da Morelia; e, por fim, a britânica Serafino conseguiu chamar a atenção com um modelo de bico quadrado.