Alianza Lima, do Peru, lança camisa com tema religioso: "Senhor dos Milagres"

0
154

Cada vez mais, as camisas dos times de futebol buscam todo tipo de inspiração em busca da criação de designs inspiradores. No entanto, poucas vezes se vê um uniforme produzido com inspiração em um tema religioso. Esse é o caso do modelo especial criado pela Nike para o Alianza Lima, do Peru.

A nova camisa do Alianza Lima segue uma tradição do país sul-americano, que anualmente realiza, sempre no mês de outubro, a festa do "Senhor dos Milagres". Assim como as roupas utilizadas pelos religiosos durante as celebrações, o uniforme é predominantemente roxo, com um desenho em um tom mais escuro da mesma cor formando uma cruz na parte da frente.

[[galeria]]

O mito do "Senhor dos Milagres" no Peru remonta ao século 17. Em 1655, um terremoto atingiu a cidade de Lima, mas as paredes onde havia sido feita uma pintura do santo foram algumas das poucas a sobreviverem de pé após a tragédia, tornando-se local de adoração. Desde então, a festa religiosa acontece todo mês de outubro, com uma procissão entre os dias 18 e 28.

Na década de 50, a tradição chegou ao uniforme do Alianza Lima de forma curiosa. Como o clube não tinha dinheiro para fazer novos uniformes, o roupeiro teria usado tecidos roxos conseguidos em uma igreja. Depois de certa resistência dos dirigentes, já que o uniforme do time sempre foi azul e branco, o uniforme roxo foi adotado depois que o time se sagrou campeão no mesmo ano.

Desde então, os jogadores do clube também se acostumaram a rezar para o Senhor dos Milagres, além de ter uma imagem dele nos vestiários e até acompanhar a procissão religiosa. Seguindo esses hábitos, as camisas recém-lançadas foram levadas para ser benzidas no Santuário de Las Nazarenas antes de fazerem sua estreia.