Brasileirão Série A: O que cada clube precisa para evitar rebaixamento?

A reta final do Brasileirão Série A se aproxima e, com isso, os times que lutam pelo rebaixamento já estão com as calculadoras na mão para fazer as contas e evitar uma queda para a segunda divisão.

publicidade

Restando 11 rodadas para o final da competição, é possível colocar ainda 9 clubes que seguem na briga para escapar do Z4 e permanecer na elite do futebol brasileiro na temporada de 2023.

Sabendo disso, o Guia do Boleiro decidiu elencar o que cada clube que briga pelo rebaixamento no Brasileirão Série A 2022 precisa fazer para escapar da temida queda para a segunda divisão, confira.

publicidade

Brasileirão: o que cada clube precisa para evitar o rebaixamento?

Rebaixamento no Brasileirão 2022: veja o que cada clube precisa para escapar do Z4. (Foto: Reprodução)

Rebaixamento no Brasileirão 2022: veja o que cada clube precisa para escapar do Z4. (Foto: Reprodução)

O Instituto de Matemática da UFMG divulgou, recentemente, uma planilha atualizada com as probabilidades de cada clube ser rebaixado para a segunda divisão do futebol brasileiro nesta temporada.

Juventude

Na lanterna da competição, o time gaúcho aparece com 98,8% de chances de cair. A 9 pontos do primeiro colocado fora do Z4, o time de Caxias do Sul precisa engatar uma série de vitórias histórica para evitar o rebaixamento.

Atlético-GO

Com uma campanha bem abaixo do esperado neste Brasileirão, o Dragão tem 95,5% de chances de queda. No entanto, uma arrancada final pode reverter a situação. Afinal, são 6 pontos de diferença para o primeiro time fora da zona de rebaixamento.

Cuiabá

Pelo segundo ano consecutivo na Série A, o Dourado encontra dificuldades para se manter na elite do futebol brasileiro. Porém, está a apenas um ponto de sair do Z4 e mantém vivas as esperanças de permanecer.

Avaí

A derrota para o São Paulo na noite deste domingo (26) tirou a oportunidade do time catarinense de sair do Z4, mas a equipe mantém viva as chances de escapar. Atualmente, tem 62,5% de chances de queda.

Coritiba

O time paranaense está na beira do Z4 e, com 52% de chances de queda, precisa embalar uma boa sequência para permanecer na Série A. Uma vantagem é que depende apenas de si para não cair.

Ceará

Com uma temporada ruim, o Ceará busca se afastar do Z4 nessa reta final e diminuir ainda mais o risco de queda. Atualmente, aparece com 14,7% de chances de ser rebaixado.

Fortaleza

O time de Vojvoda chegou a ser lanterna da competição nesta temporada, mas deu a volta por cima. Com uma ótima arrancada recente, o Leão do Pici aparece com apenas 10% de chances de cair.

Lucas Gervazio
Escrito por

Lucas Gervazio

23 anos, jornalista durante a maior parte do tempo. Apaixonado por futebol, agora atuando no Guia do Boleiro como o camisa 9 na pelada.