Rússia x Ucrânia: FIFA permite que jogadores suspendam contratos com clubes
Após quase duas semanas de conflitos Rússia X Ucrânia, FIFA toma importante decisão a respeito de jogadores estrangeiros nos países
Após quase duas semanas do inicio dos confrontos entre Rússia x Ucrânia, a FIFA nesta segunda-feira (07) toma uma atitude com relação aos jogadores estrangeiros com contratos em clubes nestes dois países.
Entendendo a Situação na Ucrânia
No último dia 28, a Ucrânia foi invadida por tropas do exercito Russo, desde então os dois países vem travando uma guerra que se arrasta pelas últimas semanas.
Com os conflitos entre Rússia X Ucrânia, diversas pessoas buscaram deixar o país em busca de segurança nas nações vizinhas.
Alguns jogadores brasileiros chegaram a publicar um vídeo pedindo ajuda das autoridades brasileiras para deixar o país.
Dias após os jogadores pouco a pouco os atletas conseguiram retornar ao Brasil, entretanto, com a volta, alguns times brasileiros tiveram interesse em contrata-los.
Porém, devido aos contratos com seus times ainda estarem em vigor, eles ainda estavam vinculados aos seus clubes.
Entretanto, nesta segunda-feira a FIFA anunciou que os jogadores que atuam na Rússia e na Ucrânia estarão livres para negociar com outros clubes.
Jogadores que atuam na Rússia e Ucrânia podem negociar com outras equipes?
A entidade maior do futebol anunciou que irá suspender os contratos dos atletas nestes dois países, assim os deixando livres para negociar com outras equipes até junho deste ano.
Cerca de mais de 195 jogadores estrangeiros atuam na primeira divisão do campeonato Russo e ucraniano.
A informação foi confirmada pelo diretor da associação de jogadores russa, Aleksandr Zotov.
“Eles serão apenas suspensos (os contratos) até junho de 2022, havendo a possibilidade de os atletas vestirem outras camisas como se fosse um empréstimo” disse Zotov.
O Campeonato Ucraniano foi paralisado devido aos conflitos recentes no país. Já na Rússia, o campeonato segue ativo, mas alguns jogadores estrangeiros estão inseguros com a situação que vive o país.
Com isso o Krasnodar tomou a iniciativa de suspender os contratos de jogadores que atuem no exterior, assim deixando-os livres para negociar com outros clubes.
Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.