FIFA surpreende e traz novas mudanças para o Mundial de Clubes
A partir de 2025, o Mundial de Clubes da FIFA contará com um formato completamente diferente do atual, veja o novo modelo
Há alguns meses, a FIFA já havia anunciado o interesse em mudar o formato de disputa do Mundial de Clubes. O evento que acontece anualmente e conta com as campeãs continentais deve conter novas mudanças.
Historicamente, o Mundial de Clubes é valorizado pelos clubes sul-americanos. Em comparação à valorização dada pelos europeus, os países da América do Sul prestigiam muito mais a disputa.
No entanto, a discrepância técnica entre o futebol praticado nos dois continentes deixa cada vez mais distante a possibilidade de título para um sul-americano. Com as novas mudanças da FIFA, o desafio pode se tornar ainda maior.
FIFA promove novas mudanças no Mundial de Clubes
A FIFA anunciou recentemente que o Mundial de Clubes passará a ter um formato completamente diferente a partir do ano de 2025. O presidente da federação já informou que o torneio acontecerá a cada quatro anos, assim como acontece na Copa do Mundo.
Por conta dessa dispersão maior de datas, o Mundial de Clubes já previa contar com a presença de 24 clubes. No entanto, a FIFA surpreendeu ao anunciar que o torneio contará com 32 clubes, num formato muito semelhante à Copa do Mundo.
Com isso, a quantidade de times de cada continente será proporcionalmente maior. Neste caso, a presença massiva de clubes europeus fará com que o torneio se torne ainda mais complicado para as equipes de outras localidades.
UEFA desaprova, mas FIFA encaminha novo formato do Mundial
A UEFA já havia sinalizado negativamente para essas mudanças, pois acredita que o torneio pode esbarrar nos interesses da Champions League, maior torneio continental do futebol europeu.
No entanto, a FIFA não abriu conversas e a tendência é que, de fato, o Mundial de Clubes seja disputado em um formato completamente inovador para os padrões de um torneio que, em tese, deveria ser disputado em poucos dias.
23 anos, jornalista durante a maior parte do tempo. Apaixonado por futebol, agora atuando no Guia do Boleiro como o camisa 9 na pelada.