Quando é o Mundial de Clubes da FIFA?

Após ser campeão da Copa Libertadores da América, a FIFA já começa a projetar o Mundial de Clubes, em fevereiro, e local ainda será definido.

Após o título do Flamengo na Copa Libertadores da América 2022, conquistado no último sábado (29), por 1-0, diante do Athletico-PR, em Guayaquil, no Equador, o time carioca confirmou sua vaga para o Mundial de Clubes da FIFA, em 2023.

publicidade

Com muitas indefinições para a competição, apesar de estar marcada para fevereiro, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) já tem 90% das equipes classificadas e restam apenas duas para confirmar todos os participantes do torneio que reúne os campeões de todos os continentes da temporada 2021/22, ou de 2022, como é o caso do Flamengo.

Ao contrário das últimas edições, a FIFA ainda não tem um local definido para a realização do evento, entretanto, uma possível sede é os Estados Unidos. Neste momento, a entidade máxima do futebol conta com Flamengo, Real Madrid, Wydad Casablanca, Seattle Sounders e Aukland City classificados.

publicidade

Flamengo quer conquistar o Mundial e foca em jogo contra o Real Madrid

Jogadores do Flamengo vibrando com gol marcado na final da Libertadores 2022

Jogadores do Flamengo vibrando com gol marcado na final da Libertadores 2022 – Foto: JUAN MABROMATA/AFP

Com a conquista do tricampeonato da Copa Libertadores, o Flamengo já começa a projetar a disputa do Mundial de Clubes e a expectativa é enfrentar o Real Madrid na decisão que poderá consagrar o time carioca em bicampeão Mundial.

A FIFA estuda a possibilidade de organizar o evento nos Estados Unidos. Além do país norte-americano, a China e os Emirados Árabes Unidos estão na disputa para receber o torneio no próximo ano. A ideia é que aconteça entre os dias 6 e 12 de fevereiro.

Entretanto, é importante entender que, se a organizadora do evento fechar o evento nos Estados Unidos, se uma nova equipe entrará como representante sede, pois, apesar do Seattle Sounders ser dos Estados Unidos, a equipe está representando a CONCACAF.

Vale recordar que o último campeão Mundial Interclubes foi o Corinthians, em 2012, quando venceu o Chelsea, por 1-0, em Yokohama, no Japão. Por outro lado, o último representante brasileiro na competição foi o Palmeiras, quando foi derrotado para o mesmo time inglês, na prorrogação, por 2-1, no Catar.

Israel Lima
Escrito por

Israel Lima

Natural de Bauru, interior de São Paulo, apaixonado por esportes. Já realizei e continuo realizando diversos trabalhos na área esportiva, entre eles, coberturas de eventos nacionais e internacionais.