Felipão anuncia aposentadoria após classificação do Athletico para Libertadores

Luiz Felipe Scolari, o Felipão, 74 anos, anucniaou sua aposentadoria da carreira de técnico após a vitória do Athletico sobre o Botafogo, por 3 a 0.

Luiz Felipe Scolari, o Felipão, 74 anos, anucniaou sua aposentadoria da carreira de técnico após a vitória do Athletico sobre o Botafogo, por 3 a 0.

publicidade

A vitória na Arena da Baixada e, Curitiba, valeu a sexta colocação no campeonato Brasileiro e a classificação para a próxima Libertadores.

Após o jogo na tarde deste domingo, pela última rodada do Brasileirão, Felipão disse que sua última missão foi cumprida, de classificar o Furacão à Libertadores.

publicidade

Felipão assumiu o rubro-negro na sexta rodada, quando o time ocupava a 13ª posição, e fechou a Série A de 20222 na sexta posição, com 58 pontos, garantindo uma vaga direta na fase de grupos.

Felipão anuncia sua aposentadoria após classificação do Athletico para Libertadores

Felipão recebe placa e anuncia aposentadoria como técnico no Athletico-PR

Felipão recebe placa e anuncia aposentadoria como técnico no Athletico-PR

Antes do último jogo, o técnico foi homenageado pelo presidente Mario Celso Petraglia com uma placa, que traz dados da trajetória de 40 anos do comandante atleticano.

Antes, durante e depois da partida, a torcida se menifestou com demonstrações de carinho e cantou seu nome em diversas oportunidades.

Em coletiva após o jogo, Luiz Felipe Scolari deu entrevista coletiva e falou sobre a carreira e Athletico.

“Encerra-se de maneira boa, com a promessa que fiz para o presidente. Fui muito feliz. Essa foi a minha vida e terminou muito bem. Vivi tudo que eu não esperava vencer no futebol.” disse na entrevista.

Carreira de Scolari acumula 27 títulos

Bicampeão brasileiro e da Libertadores, tetracampeão da Copa do Brasil e campão mundial em 2002, Scolari acumula 27 títulos na carreira e é um dos principais treinadores da história do futebol brasileiro.

Em sua carreira como técnico, ele tem passagens por 18 clubes e sete seleções, trabalhando em sete países. Ao todo, esteve em quase 1.700 jogos e conquistou mais de 800 vitórias.

A última grande conquista aconteceu em 2018. Pelo Palmeiras, Felipão ganhou o título do Brasileiro pela segunda vez. Já a maior derrota foi o 7 a 1 para a Alemanha, em 2014, na semifinal da Copa do Mundo no Brasil.

Felipão segue no Athletico-PR

Para 2023, o treinador do Athletico será o auxiliar e fiel escudeiro de Scolari: Paulo Turra, que trabalha com ele desde 2017. Já Felipão passará a ter apenas a função de diretor-técnico sem acumular com a beira do gramado.

Roberto Mentha
Escrito por

Roberto Mentha

Redator e jornalista por vocação atuando em diversas mídias digitais desde 2015. Interessado na informação atualizada, divertida e verídica.