FIFA pode punir titular da Suíça após provocação contra Sérvia

Após gestos obscenos no jogo entre Suíça e Sérvia, jogador suíço pode perder o restante da Copa do Mundo e ser punido pela FIFA

Nesta última sexta-feira (02), Suíça e Sérvia entraram em campo buscando uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo 2022 e o clima na partida foi de muita tensão, devido a conflitos geopolíticos envolvendo os dois países europeus.

publicidade

Dentro de campo, os suíços conseguiram vencer a partida por 3 a 2, de virada, em um jogo marcado por muita emoção. Com a vaga garantida nas oitavas de final, a Suíça enfrenta Portugal na próxima fase da Copa.

No entanto, é possível que o time europeu perca um de seus principais jogadores pois, durante a partida contra os sérvios, ele foi flagrado provocando a equipe adversária com gestos obscenos.

publicidade

Titular da Suíça pode ser punido pela FIFA e perder a Copa do Mundo

Ao olhar para o banco de reservas da Sérvia, Xhaka fez gestos obscenos. Foto: Divulgação

Ao olhar para o banco de reservas da Sérvia, Xhaka fez gestos obscenos. Foto: Divulgação

No duelo entre Suíça e Sérvia, válido pela terceira e última rodada do Grupo G da Copa do Mundo de 2022, Xhaka foi flagrado fazendo gestos obscenos para jogadores sérvios durante os 90 minutos.

Dentro de campo, o juíz acabou não identificando a cena e o meio-campista não foi punido. No entanto, a FIFA já alegou que está investigando as imagens e que o jogador pode sofrer suspensão ou até mesmo um outro tipo de conduta legal cabível.

Entenda o motivo da briga entre Suíça e Sérvia

Xhaka tem origens familiares kosovas, de uma região que compreende a Albânia. Os sérvios, no entanto, não reconhecem o país como independente e os conflitos entre os povos acaba sendo manifestado dentro de campo.

Recentemente, Shaqiri, que também possui origem kosova, comemorou um gol com um gesto de uma águia de duas cabeças, representando simbolicamente a bandeira da Albânia, cuja capital é Tirana.

Nesta mesma partida, uma torcedora sem nenhuma camisa de time fez o gesto da águia no estádio e acabou sendo retirada por seguranças locais, com a justificativa de que estava se manifestando por algo inapropriado no local.

Com toda a tensão desencadeada a partir deste duelo dos dois países, Xhaka pode ser um desfalque de última hora para o suíços. Nesta terça-feira (06), o time entra em campo contra Portual pelas oitavas de final da Copa do Mundo.

Lucas Gervazio
Escrito por

Lucas Gervazio

23 anos, jornalista durante a maior parte do tempo. Apaixonado por futebol, agora atuando no Guia do Boleiro como o camisa 9 na pelada.