5 maiores torcidas do Brasil 2022: Nova pesquisa revela dados com surpresa no top 5

Uma nova pesquisa, divulga nesta terça-feira (14), revelou uma surpresa no ranking de maiores torcidas do futebol brasileiro atualmente

Nesta terça-feira, 14 de junho, foi divulgada mais uma pesquisa atualizada com o ranking das maiores torcidas do Brasil. O Flamengo continua no topo, mas, entre os cinco primeiro colocados, uma surpresa na lista.

publicidade

Os resultados em campo são fundamentais para que a torcida compareça ao estádios e, além disso, demonstre seu apoio ao clube de futebol do coração ao longo dos dias, semanas e meses.

Com esse balanço, a pesquisa realizada pela Sport Track, divulgada nesta última terça-feira (14) em parceria com a XP Investimentos durante um relatório da consultoria Convocados, veio para atualizar as maiores torcidas do Brasil.

publicidade

As 5 maiores torcidas do Brasil em 2022

Flamengo lidera a lista das 5 maiores torcidas do Brasil. (Foto: Reprodução)

Flamengo lidera a lista das 5 maiores torcidas do Brasil. (Foto: Reprodução)

O levantamento feito pela pesquisa indica que, atualmente, 24% dos brasileiros torcem para o Flamengo. Em relação aos últimos anos, esse número acabou crescendo consideravelmente.

Na segunda colocação, o Corinthians desponta com 18% da torcida dos brasileiros ao longo do país. A porcentagem de torcedores corintianos também aumentou, mas de maneira menos expressiva.

“A distancia do Flamengo para o Corinthians é relevante. O Corinthians é um time de alcance nacional, mas o Flamengo é o mais nacional de todos. A concentração é grande e puxada pela explicação dos clubes internacionais, que falamos do pilar da vitória, da exposição, do desejo pela competição. O time que ganha a Libertadores cresce, e vamos ver este reflexo na torcida do Palmeiras em alguns anos”, explicou Rafael Plastina, CEO da Sport Track.

A grande surpresa, entre os primeiros do ranking, é a presença do Grêmio na quinta colocação, com 4,7%. O clube gaúcho, pelo visto, conseguiu superar o Vasco da Gama no último ano e ultrapassou o Cruzmaltino no ranking.

Ranking das maiores torcidas do Brasil

1º) Flamengo – 24%

2º) Corinthians – 18%

3º) São Paulo – 11,5%

4º) Palmeiras – 9,8%

5º) Grêmio – 4,7%

Brasileiros que torcem no exterior

O relatório também trouxe dados interessantes sobre a porcentagem de torcedores brasileiros acompanham clubes de outros países. Nas pesquisas, o clube mais querido pelos brasileiros é o Barcelona, da Espanha.

Com 28%, a equipe da Catalunha lidera. Na segunda colocação, o Real Madrid chega com 24%. O Paris Saint-Germain, do camisa 10 da Seleção Brasileira, Neymar, aparece com 17% na terceira colocação.

Lucas Gervazio
Escrito por

Lucas Gervazio

23 anos, jornalista durante a maior parte do tempo. Apaixonado por futebol, agora atuando no Guia do Boleiro como o camisa 9 na pelada.