Como um clube de futebol ganha dinheiro?

O futebol é um dos esportes que gera milhões por dia, confira como os clubes de futebol profissionais ganham dinheiro.

O futebol hoje é um dos esportes que mais gera dinheiro. Manter uma equipe profissional de futebol, principalmente na elite, não é fácil. No mundo da bola, milhões são movimentados diariamente para que um clube de futebol possa se manter no alto nível de sua divisão. Quando se trata de clubes de ponta, como da primeira divisão do futebol brasileiro, ou gigantes internacionais, a forma de ganhar dinheiro é diferente. 

publicidade

Clubes amadores ou de divisões inferiores tendem a ter dificuldades para manter uma boa estrutura, visto que a renda recebida nem se compara com a de grandes clubes. Confira como os clubes ganham dinheiro. 

Como os clubes ganham dinheiro?

Como um clube de futebol ganha dinheiro?

Como um clube de futebol ganha dinheiro?

Direitos de TV

Hoje, a principal receita para clubes brasileiro, ainda mais de grandes torcidas, são os direitos de TV. Equipes como o Flamengo e Corinthians, que possuem as maiores torcidas do país, lucram grande parte de sua receita com os direitos de transmissão vendidos para emissoras de TV. 

publicidade

As equipes que têm as maiores torcidas do país, são as mais beneficiadas com a renda do direito de TV, visto que dificilmente os jogos dessas equipes não serão transmitidos. 

Venda de jogadores

Além dos direitos de TV, outro negócio que gera muito dinheiro para os cofres dos clubes é a venda de jogadores. Esse negócio gera ainda mais dinheiro caso o clube possua 100% dos direitos do atletas, que acaba embolsando todo valor da venda.

A venda de atletas promissores, como a de Vinícius Júnior quando saiu do Flamengo rumo ao Real Madrid, rende ao clube uma bolada. Diversas vezes, essas vendas milionárias salvam o orçamento do clube.

Publicidade

A publicidade é outro meio de renda que o clube pode lucrar bem. Geralmente, as equipes abrem espaço nos seus uniformes e centro de treinamento para patrocinadores que investem no clube, rendendo uma grana que serve para a contratação de jogadores. 

Além dos patrocinadores, a venda de produtos licenciados pelo clube também é uma grande fonte de renda, visto que vendem em diferentes mercados. 

Premiações

Uma boa temporada para as equipes também resulta em alguns milhões para os cofres das equipes. Os clubes que terminam o campeonato nacional garantindo o acesso para competição continental, como Libertadores ou UEFA Champions League, garantem uma boa grana apenas por se classificar. 

As federações pagam por títulos, o que se torna uma grande fonte de dinheiro para os clubes, sendo uma das principais maneiras de gerar lucro. Um exemplo é o Palmeiras, que lucrou R$36 milhões com a campanha no Campeonato Paulista de 2020.

Whylmys Filho
Escrito por

Whylmys Filho

Aspirante a jogador, palpiteiro profissional, comentárista de esquina e especialista em futebol brasileiro e europeu no Guia do Boleiro.