Atlético Mineiro sofre punição da Federação Mineira, por Galo Doido ‘peitar’ cruzeirenses

O motivo alegado foi uma "corrida intimidatória" que o mascote do Galo fez na direção dos jogadores do Cruzeiro, na comemoração do gol.

O Atlético-M sofreu uma punição devido a um fato ocorrido no último clássico contra o Cruzeiro no Mineirão, envolvendo o mascote do time, conhecido como ‘Galo Doido‘.

publicidade

‘Galo Doido’ foi suspenso pela Federação Mineira de Futebol (FMF) e não poderá estar à beira do campo na próxima partida do Galo contra a Caldense, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro.

O clássico ficou marcado também pelas críticas ao árbitro da partida, que chegou a ser ameaçado por marcar o pênalti em Hulk, que cobrou e empatou a partida.

publicidade

Mascote do Atlético-MG, Galo Doido é suspenso por “corrida intimidatória”

Mascote do Atlético Mineiro conhecido como 'Galo Doido'

Mascote do Atlético Mineiro conhecido como ‘Galo Doido’

O motivo alegado para a tomada da medida, foi uma “corrida intimidatória” que o mascote fez na direção dos jogadores do Cruzeiro, na comemoração do gol, quando os cruzeirenses abriram o placar no clássico.

A punição veio por meio de publicação ofícial, assinada pelo diretor de competições da FMF, (Federação Mineira de Futebol), Leonardo Barbosa.

Num trecho do documento, a Federação Mineira considera que:

“(…) na partida entre as equipes Clube Atlético Mineiro e Cruzeiro Esporte Clube, realizada no dia 06.03.2022, o mascote “Galo Doido”, após o gol do Cruzeiro Esporte Clube, correu na direção dos jogadores da equipe adversária, fazendo gestos de forma intimidatória”

No ofício, a entidade esclarece ainda, que a punição considera a “necessidade de adoção de medidas pedagógicas para coibir práticas semelhantes”

A corrida intimidatória do ‘Galo Doido’, ele bica, hein!

A imagem da transmissão do Premiere viralizou na internet, onde é possível ver o mascote ‘Galo Doido’ correndo na direção dos rivais após o gol do Cruzeiro, chegando ainda a ‘peitar’ um dos jogadores.

O fato ocorreu após o Cruzeiro abrir o placar, aos 24 minutos do segundo tempo do clássico, numa cabeçada certeira de Vitor Roque após uma bola cruzada por Bruno José.

Para celebrarem o gol, os jogadores correram e pularam uma placa de publicidade, e comemoraram com os atletas do banco próximo à torcida do Atlético-MG, mandante da partida, cuja torcida era maioria nas arquibancadas, cerca de 90% os mais de 53 mil pagantes.

Galo Doido já se envolveu em outras polêmicas

Em 2020, devido a uma atitude do mascote ‘Galo Doido’ o Altético diz ter punido o funcionário por mau comportamento,

O fato aconteceu no intervalo de uma partida contra a Caldense, pelo Campeonato Mineiro, no Mineirão, durante a apresentação do time feminino do Galo.

Na época, o mascote do clube pediu para que uma das zagueiras, Vitória Calhau, desse uma ‘voltinha’, com o mascote em seguida, esfregando as mãos e levando à boca, num gesto pejorativo.

A atleta chegou a manifestar pelas redes sociais, em repúdio ao gesto do mascote. Em nota à imprensa, na ocasião, o clube emitiu nota oficicil, onde: “lamenta e repudia o comportamento do funcionário, que foi sumariamente afastado”

Com a virada no último minuto de jogo, o Atlético-MG venceu o Cruziero por 2 a 1, saltando para a liderança isolada do Campeonato Mineiro 2022.

 

Roberto Mentha
Escrito por

Roberto Mentha

Redator e jornalista por vocação atuando em diversas mídias digitais desde 2015. Interessado na informação atualizada, divertida e verídica.