Equador na Copa do Mundo do Catar: FIFA toma decisão sobre polêmica exclusão do país
A FIFA negou a apelação do Chile e Peru. Dessa forma, a Federação declarou que o Equador estão confirmados na Copa do Mundo.
Após o imbróglio, que poderia tirar o Equador da Copa do Mundo, que acontecerá no Catar, devido o caso Byron Castillo, a FIFA negou a apelação do Chile e Peru. Dessa forma, a Federação declarou que os equatorianos estão confirmados no Mundial.
Desde que finalizou a Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, o Chile entrou com um pedido na FIFA afirmando que o lateral-direito do Equador tem documentos falsos e que, na verdade, seria colombiano.
De acordo com o jornal Daily Mail, Byron havia confessado, em áudio, que não é equatoriano, mas colombiano e que havia fraudado documentações. Dessa forma, foi confirmado em entrevista conduzida na investigação da Federação Equatoriana de Futebol (FEF) em 2018. Na ocasião, o atleta confirma a ilegalidade dos documentos.
Mesmo com confissão de Byron Castillo, Equador irá para a Copa do Mundo
Após a comprovação do áudio de Byron Castillo, a FIFA declarou que não irá excluir o país. Dessa forma, o Equador permanecerá no grupo A, ao lado de Catar, Holanda e Senegal. Com isso, a estreia será no dia 20 de novembro, contra os donos da casa, na primeira partida do Mundial.
Além disso, o portal Globo Esporte também entrevistou o advogado brasileiro Eduardo Carlezzo, que representa a Federação Chilena no caso. Dessa forma, o responsável pela defesa dos chilenos afirmou que o áudio será incluído na audiência. “A gravação valida tudo o que dissemos desde o início deste caso. Claramente, isso agora precisa ser apresentado como evidência ao Comitê de Apelação da FIFA antes da audiência de quinta-feira”, afirmou o advogado.
No áudio, o jogador admite que nasceu na cidade de Temuco, na Colômbia, no ano de 1995, e não em 1998, em General Villamil, no Equador, como em seu documento. A publicação pode ajudar a investigação da FIFA sobre o caso. O Chile culpou o Equador pela irregularidade da escalação da seleção equatoriana em oito partidas pelas eliminatórias.
Natural de Bauru, interior de São Paulo, apaixonado por esportes. Já realizei e continuo realizando diversos trabalhos na área esportiva, entre eles, coberturas de eventos nacionais e internacionais.