Equador fica de fora da Copa do Mundo do Catar? Boatos circulam na Europa que pode colocar Chile na Copa

Equador fica de fora da Copa do Mundo do Catar? Boatos circulam na Europa que pode colocar Chile na Copa.
Equador fica de fora da Copa do Mundo do Catar? Boatos circulam na Europa que pode colocar Chile na Copa. (Foto: Getty Images)
publicidade

A Seleção do Equador corre o risco de ser eliminada da Copa do Mundo do Catar mesmo antes dela começar. A dois meses do mundial, a novela que envolve o jogador Byron Castillo, do Equador, ganhou mais um capítulo. 

Desde o término das Eliminatórias para a Copa do Mundo da América do Sul, a Seleção do Chile fez um apelo à Fifa, alegando que o lateral-direito equatoriano tem documentos falsos quando, na verdade, é colombiano.

publicidade

Nesta segunda-feira, o jornal inglês, Daily Mail, divulgou um áudio no qual Byron Castillo faz uma suposta confissão sobre a sua nacionalidade. Após o áudio divulgado, a Seleção do Equador pode acabar perdendo a vaga no mundial. 

Leia também

Equador pode perder a vaga na Copa do Mundo para o Chile

Byron Castillo em jogo pelo Equador
Byron Castillo em jogo pelo Equador – Foto: FRANKLIN JACOME / AFP

Segundo informações do jornal inglês, o áudio divulgado é de uma entrevista conduzida em uma investigação da Federação Equatoriana de Futebol. O áudio, do ano de 2018, conta com uma confissão de Byron Castillo, que confirma a ilegalidade nos documentos.

No áudio, o jogador admite que nasceu na cidade de Temuco, na Colômbia, no ano de 1995, e não em 1998, em General Villamil, no Equador, como em seu documento. 

A publicação pode ajudar a investigação da FIFA sobre o caso. O Chile culpou o Equador pela irregularidade da escalação da seleção equatoriana em oito partidas pelas eliminatórias.

A entidade encerrou o processo, mas o Chile recorreu. O comitê de apelação da FIFA irá julgar o recurso na próxima quinta-feira, 15 de setembro, e convidou Byron Castillo para a audiência. 

Mesmo com o áudio de 2018, a Federação Equatoriana de Futebol teria acobertado a ilegalidade do registro de Byron Castillo, e assim o jogador fez parte do elenco da seleção.

Uma das justificativas apresentadas pela Federação do Equador é de que o documento com nacionalidade colombiana seria de um irmão de Byron Castillo. Porém, no áudio divulgado, o lateral afirma ter apenas uma irmã.

Advogado brasileiro se pronuncia sobre o caso

O advogado Eduardo Carlezzo, representante da Federação Chilena de Futebol, afirmou que irá apresentar o áudio divulgado pelo jornal inglês na audiência da próxima quinta-feira. 

Eduardo ainda completou dizendo saber da existência desse áudio, mas que não tinha conhecimento do conteúdo.

“Sabíamos que esse áudio existia, porque era claramente mencionado em documentos oficiais no Equador, mas desconhecíamos seu conteúdo.”

Avatar photo
Whylmys FilhoAspirante a jogador, palpiteiro profissional, comentárista de esquina e especialista em futebol brasileiro e europeu no Guia do Boleiro.
Fechar