Juíz de Barcelona libera Neymar em julgamento por motivo inusitado

Nesta segunda-feira (17), Neymar esteve presente em Barcelona (ESP) para ser réu de movimentações suspeitas na sua transferência em 2013

Na manhã desta segunda-feira (17), Neymar compareceu a cidade de Barcelona, na Espanha, acompanhado de seu pai e advogados. No banco de réus, o camisa 10 da Seleção Brasileira é acusado de infringir uma série de responsabilidades fiscais no país.

publicidade

A empresa DIS e o Ministério Público da Espanha entraram com diversas ações judiciais envolvendo sonegação de impostos e movimentações ocultas do jogador durante o seu período na cidade da Catalunha, quando atuava pelo Barça.

O caso judicial entrou em processo de julgamento nesta segunda-feira e deve continuar até o final deste mês de outubro, mas o juíz decidiu liberar Neymar do processo por um motivo inusitado.

publicidade

Neymar é liberado por juíz de julgamento em Barcelona por um motivo inusitado

Neymar foi liberado por juiz após comparecer ao tribunal. (Foto: Reprodução)

Neymar foi liberado por juiz após comparecer ao tribunal. (Foto: Reprodução)

Na primeira sessão judicial que envolve as acusações do Ministério Público e o DIS na Espanha sobre as possíveis sonegações de Neymar, o craque brasileiro esteve presente ao lado de seu pai e advogados nos bancos de réus.

Neymar chegou antes mesmo do início do julgamento. Além de contar com a presença do seu pai, sua mãe também compareceu ao local. No entanto, o juiz do caso, José Manuel Del Amo, dispensou o jogador.

“Eu gosto muito de futebol, sei que o senhor Neymar Júnior ontem estava em campo pelo PSG contra o Olympique de Marselha. Sei que estava fazendo seu trabalho e marcando um gol. Portanto, está dispensado e seus advogados saberão quando ele tem que voltar”, disse o juiz do caso.

Por que Neymar está sendo julgado em Barcelona?

Em 2013, por 17,1 milhões de euros, Neymar foi comprado pelo Barcelona. A empresa DIS era detentora de 40% dos direitos econômicos do atleta e, devido a esse percentual, obteve cerca de 6,9 milhões de euros pelo negócio.

No entanto, o Barcelona revelou posteriormente que a negóciação custou 57 milhões de euros e a diferença de 40 milhões de euros foi paga a uma empresa que está em nome de Neymar e Nadine, sua mãe.

Assim, o Ministério Público começou a investigar o caso e trouxe dados que comprovam que o negócio entre Neymar e Barcelona chegou a superar a casa dos 80 milhões de euros.

Lucas Gervazio
Escrito por

Lucas Gervazio

23 anos, jornalista durante a maior parte do tempo. Apaixonado por futebol, agora atuando no Guia do Boleiro como o camisa 9 na pelada.