CBF pode punir Sport e Ceará em 2022?
Após confrontos que geraram invasão em campo, CBF deverá punir Sport e Ceará, mandantes de seus jogos no Campeonato Brasileiro.
Na tarde do último domingo (17), Sport e Ceará protagonizaram cenas lamentáveis em seus jogos pelo Campeonato Brasileiro, após terem seus campos invadidos por suas respectivas torcidas. De um lado, o time pernambucano empatou com o Vasco, em 1-1, pela Série B. Por outro, os cearenses também empataram com o mesmo placar, porém, contra o Cuiabá, pela elite nacional.
Apesar dos confrontos terem tempo de acréscimo até o final do duelo, os árbitros Raphael Claus e Caio Max Augusto Vieira decidiram que, após o incidente, não teria segurança para a continuidade dos duelos e, com isso, encerraram os jogos. Portanto, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por meio do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), deverá punir os dois times mandantes.
De acordo com o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), o Sport e Ceará correm o risco de ser denunciado no STJD e pode perder até 10 mandos de campo, além do pagamento de uma multa entre R$ 100 a R$ 100 mil, caso a ocorrência for a julgamento.
Com invasão de campo, Sport e Ceará correm risco de terminar Brasileiro sem público
Após o ocorrido na Ilha do Retiro e no Castelão (CE), pode ter sido o último jogo em que as torcidas de Sport e Ceará assistiram de suas equipes no ano de 2022 e, possivelmente, só retornará ao estádio no início da edição seguinte da liga nacional.
Esse fato deve ocorrer, pois, segundo o CBJD, o clube que deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto, invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo e/ou lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo, poderá perder até 10 mandos de campo.
Por fim, o próximo passo é esperar o Superior Tribunal de Justiça Desportiva receber as súmulas. Entretanto, os membros do STJD já anteciparam que irão tomar medidas enérgicas sobre o caso, para que assim não haja novos episódios de violência.
Natural de Bauru, interior de São Paulo, apaixonado por esportes. Já realizei e continuo realizando diversos trabalhos na área esportiva, entre eles, coberturas de eventos nacionais e internacionais.