Sport x Vasco: Qual punição provável pros clubes após confusão na Série B

Após Raniel marcar o gol que decretou o empate em 1-1, entre Sport e Vasco, o atacante provocou a torcida e gerou invasão em massa em campo.

Na tarde do último domingo (16), Sport e Vasco se enfrentaram em confronto direto para o acesso à Série A do Brasileirão 2023, e com o gol que decretou o empate em 1-1, aos 50 minutos do segundo tempo na Ilha do Retiro, o atacante do Vasco, Raniel, marcou e provocou a torcida do Leão, assim, a maioria não gostou e, parte dela, invadiu o campo.

publicidade

Apesar do árbitro Raphael Claus ter aumentado o tempo de acréscimo, após o incidente decidiu que não teria segurança para a continuidade da partira e, com isso, encerrou o jogo sem o apito final. Portanto, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por meio do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), deverá punir o time pernambucano.

De acordo com o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), o Sport corre o risco de ser denunciado no STJD e pode perder até 10 mandos de campo, além do pagamento de uma multa entre R$ 100 a R$ 100 mil, caso a ocorrência for a julgamento.

Com invasão de campo, Sport corre o risco de terminar a Série B sem público

Após gol de empate marcado por Raniel, torcedores do Sport invadiram a Ilha do Retiro e o jogo foi paralisado. (Foto: Reprodução)

Após gol de empate marcado por Raniel, torcedores do Sport invadiram a Ilha do Retiro – Foto: Reprodução

Após o ocorrido na Ilha do Retiro, pode ter sido o último jogo em que a torcida do Sport assistiu de sua equipe no ano de 2022 e, possivelmente, só retornará ao estádio no início da edição seguinte da liga nacional, independentemente se conquistar o acesso ou não.

Esse fato deve ocorrer, pois, segundo o CBJD, o clube que deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto, invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo e/ou lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo, poderá perder até 10 mandos de campo.

Ao fim da partida, o árbitro da partida entre Sport e Vasco, Raphael Claus, escreveu em súmula que o local estava com o “ambiente totalmente impossibilitado”. Informo que os mesmos agrediram jogadores visitantes, que imediatamente correram para o seu vestiário, um senhor e uma senhora bombeiros civis que estavam trabalhando próximos ao portão, inclusive continuaram sendo agredidos após a senhora já estar caída e o senhor tentando protegê-la”, declarou.

Por fim, o próximo passo é esperar o Superior Tribunal de Justiça Desportiva receber as súmulas. Entretanto, os membros do STJD já anteciparam que irão tomar medidas enérgicas sobre o caso, para que assim não haja novos episódios de violência.

Israel Lima
Escrito por

Israel Lima

Natural de Bauru, interior de São Paulo, apaixonado por esportes. Já realizei e continuo realizando diversos trabalhos na área esportiva, entre eles, coberturas de eventos nacionais e internacionais.