Corinthians x Flamengo: CBF divulga áudio do VAR em lance polêmico envolvendo Léo Pereira

A CBF divulgou áudio da conversa entre o VAR e o árbitro de campo da partida entre Corinthians e Flamengo, pela Copa do Brasil.

Nesta quinta-feira, 13 de outubro, a CBF divulgou os áudios da conversa entre o VAR e o Bráulio da Silva Machado, árbitro que apitou a partida entre Corinthians e Flamengo, na última quarta-feira (12).

publicidade

O jogo de ida da final da Copa do Brasil ficou marcado por lances polêmicos, e decisões do árbitro da partida que acabou gerando bastante comentários na web. Após a partida, os torcedores, de ambas equipes, criticaram o árbitro.

Um dos lances que mais gerou polêmica, foi o ‘pênalti’ não marcado para o Corinthians, onde a bola bateu na mão do zagueiro Léo Pereira, do Flamengo, mas o juiz acabou não marcando. 

publicidade

Após toda repercussão do lance, a CBF divulgou os áudios do VAR na partida da última quarta-feira.

CBF divulga áudio do VAR da partida entre Corinthians e Flamengo

Corinthians x Flamengo: CBF divulga áudio do VAR em lance polêmico envolvendo Léo Pereira. (Foto: Reprodução)

Corinthians x Flamengo: CBF divulga áudio do VAR em lance polêmico envolvendo Léo Pereira. (Foto: Reprodução)

O jogo na Neo Química Arena foi bastante disputado, com muitas chances criadas para os dois lados, e vários lances que deram o que falar após o apito final. 

Em entrevista após o final do jogo, o presidente do Corinthians, Duílio Monteiro Alves, falou sobre pedir o áudio da cabine do VAR, onde mostra a conversa entre o árbitro de vídeo e o de campo.

Na manhã desta quinta (13), a Confederação Brasileira de Futebol divulgou a conversa entre o VAR e o árbitro. 

De acordo com o áudio, o VAR passou um possível desvio na barriga do zagueiro, o que fez com que a bola pegasse no braço do jogador do Flamengo

“Braulio, já checado. A bola desvia na barriga dele e vai para o braço, está em ação de disputa, tá? Bate na barriga dele e vai para o braço, pode seguir.”

A confederação saiu em defesa da decisão do árbitro de campo, que não deu a penalidade para o Corinthians. A CBF justificou a decisão afirmando que o impacto no braço, surpreendendo Léo Pereira, foi de forma natural. 

O presidente do Corinthians, ainda em sua entrevista, afirmou que irá tomar todas as providências possíveis em relação ao lance.

Descrição do lance envolvendo Léo Pereira

“Aos 36 minutos do segundo tempo, em um cruzamento do ataque da equipe do Corinthians para área, um jogador defensor da equipe do Flamengo, que fazia a marcação de um atleta atacante que estava a poucos centímetros à sua frente, recebe o impacto da bola inesperadamente em seu braço esquerdo.

O jogador defensor, quando recebe em seu braço esse impacto, da bola que resvala no momento anterior em seu corpo, está com seus braços em movimento natural para a ação de disputa que está realizando.

Portanto, de acordo com o texto das regras do jogo, esse impacto no braço que surpreendeu o jogador defensor, que tinha seu braço em posição natural para a disputa que estava sendo realizada, é uma ação normal de jogo, não devendo ser penalizada pelo árbitro.

A seguir, podemos observar o trabalho feito pela equipe de arbitragem.

Árbitro: Cruzou, legal. Desvio. Não vi, não vi, não vi. Acho que pegou no braço.

VAR: Checando, checando possível penal.

Árbitro: Ela desvia, não vejo. Está checando, pode checar.

VAR: Habilitado, pode jogar.

VAR: Para nesse momento aí. Ele põe a mão.

VAR: Segura, Braulio. Segura.

VAR: Pega na barriga dele, ó. Volta, volta, Miza.

VAR: PGM.

VAR: Pega na barriga dele e vai pro braço, tá?

VAR: Joga para mim em velocidade normal por essa mesmo.

VAR: Parece que pega na barriga dele. Quero ver outra, essa está chicoteando, Miza.

VAR: Segura, Braulio, checando possível penal.

VAR: Não consigo ver se ela está direto no braço.

Árbitro: Por debaixo do braço, parece.

VAR: Está disputando a bola, ó… Volta. Próximo.

VAR: E tem o desvio na barriga dele. Pega.

VAR: Braulio, já checado. A bola desvia na barriga dele e vai pro braço, está em ação de disputa, tá?

VAR: Bate na barriga dele e vai pro braço, pode seguir.”

Whylmys Filho
Escrito por

Whylmys Filho

Aspirante a jogador, palpiteiro profissional, comentárista de esquina e especialista em futebol brasileiro e europeu no Guia do Boleiro.