Caminho do Athletico-PR para Final da Libertadores 2022

Nesta semana, o Athletico-PR garantiu vaga na final da Libertadores 2022; relembre a trajetória da equipe rubro-negra dentro da competição

O Athletico-PR garantiu a sua vaga na final da Libertadores 2022 após eliminar o Palmeiras, atual bicampeão, dentro da sua casa, em São Paulo (SP). Finalista após 17 anos, confira a trajetória do Furacão dentro da competição.

publicidade

O time de Curitiba ficou conhecido por um caminho trilhado ao longo da competição sul-americana sob o comando de três treinadores: Alberto Valentim, no começo da temporada, Fábio Carille e Felipão.

Com Luiz Felipe Scolari comandando os jogadores, a equipe rubro-negra conseguiu o feito histórico de chegar, pela segunda vez em sua história, numa final de Copa Libertadores. Neste ano, o Furacão busca o título inédito.

publicidade

Caminho do Athletico-PR até a final da Libertadores 2022

Athletico-PR chega a final da Libertadores após 17 anos. (Foto: Reprodução)

Athletico-PR chega a final da Libertadores após 17 anos. (Foto: Reprodução)

Quem imaginaria, no começo da temporada 2022, que o Furacão seria um dos grandes finalistas da Libertadores deste ano? Talvez nem o mais fanático torcedor do Athletico-PR pudesse construir esse contexto no seu imaginário.

Após passar por Libertad, Estudiantes e Palmeiras nas fases finais da competição sul-americana, o time de Luiz Felipe Scolari chega para sua segunda decisão de Copa Libertadores na história.

Na primeira fase, a equipe comandada por Alberto Valentim enfrentou grandes dificuldades e conseguiu se classificar na “bacia das almas”, em um grupo com Libertad, Caracas e The Strongest.

Felipão trouxe confiança ao elenco do Furacão

Com a chegada de Felipão na reta final da fase de grupos, o Furacão conseguiu se classificar e enfrentou, nas oitavas de final, o próprio Libertad. No primeiro jogo, vitória por 2 a 1 na Arena da Baixada.

A segunda partida, que aconteceu em Assunção, foi emocionante. O Libertad abriu o placar e garantia a disputa de pênaltis, mas no minuto final, o Furacão fez o gol que colocou a equipe nas quartas de final.

Contra o Estudiantes, muitos especialistas cravavam que a equipe argentina despontava como favorita no duelo. A primeira partida, na Arena da Baixada, terminou empatada em 0 a 0 e a decisão ficou para o jogo de volta, em La Plata.

Estrela de Vitor Roque e final de Libertadores após 17 anos

Fora de casa, o Furacão conseguiu segurar o 0 a 0 até os minutos finais. Então, Vitor Roque entrou em ação e garantiu o gol que selou a classificação da equipe para as semifinais do torneio.

Contra o Palmeiras, o time venceu por 1 a 0 o primeiro confronto, com o apoio do seu torcedor em Curitiba (PR). Fora de casa, no Allianz, buscou um empate em 2 a 2 e garantiu sua vaga na grande decisão.

Agora, Athletico-PR e Flamengo irão medir forças na grande final. O jogo acontece no próximo dia 29 de outubro, em Guayaquil no Equador, e promete fortes emoções em um embate rubro-negro em busca da Glória Eterna.

Lucas Gervazio
Escrito por

Lucas Gervazio

23 anos, jornalista durante a maior parte do tempo. Apaixonado por futebol, agora atuando no Guia do Boleiro como o camisa 9 na pelada.