O futebol hoje é um dos esportes que mais gera dinheiro. Manter uma equipe profissional de futebol, principalmente na elite, não é fácil. No mundo da bola, milhões são movimentados diariamente para que um clube de futebol possa se manter no alto nível de sua divisão. Quando se trata de clubes de ponta, como da primeira divisão do futebol brasileiro, ou gigantes internacionais, a forma de ganhar dinheiro é diferente.
Clubes amadores ou de divisões inferiores tendem a ter dificuldades para manter uma boa estrutura, visto que a renda recebida nem se compara com a de grandes clubes. Confira como os clubes ganham dinheiro.
Hoje, a principal receita para clubes brasileiro, ainda mais de grandes torcidas, são os direitos de TV. Equipes como o Flamengo e Corinthians, que possuem as maiores torcidas do país, lucram grande parte de sua receita com os direitos de transmissão vendidos para emissoras de TV.
As equipes que têm as maiores torcidas do país, são as mais beneficiadas com a renda do direito de TV, visto que dificilmente os jogos dessas equipes não serão transmitidos.
Além dos direitos de TV, outro negócio que gera muito dinheiro para os cofres dos clubes é a venda de jogadores. Esse negócio gera ainda mais dinheiro caso o clube possua 100% dos direitos do atletas, que acaba embolsando todo valor da venda.
A venda de atletas promissores, como a de Vinícius Júnior quando saiu do Flamengo rumo ao Real Madrid, rende ao clube uma bolada. Diversas vezes, essas vendas milionárias salvam o orçamento do clube.
A publicidade é outro meio de renda que o clube pode lucrar bem. Geralmente, as equipes abrem espaço nos seus uniformes e centro de treinamento para patrocinadores que investem no clube, rendendo uma grana que serve para a contratação de jogadores.
Além dos patrocinadores, a venda de produtos licenciados pelo clube também é uma grande fonte de renda, visto que vendem em diferentes mercados.
Uma boa temporada para as equipes também resulta em alguns milhões para os cofres das equipes. Os clubes que terminam o campeonato nacional garantindo o acesso para competição continental, como Libertadores ou UEFA Champions League, garantem uma boa grana apenas por se classificar.
As federações pagam por títulos, o que se torna uma grande fonte de dinheiro para os clubes, sendo uma das principais maneiras de gerar lucro. Um exemplo é o Palmeiras, que lucrou R$36 milhões com a campanha no Campeonato Paulista de 2020.
Port publicado em maio 23, 2022
O futebol brasileiro é um dos mais apaixonantes e disputados do mundo, oferecendo diversas opções… Leia Mais
No mundo das apostas e palpites esportivos, a busca por informações precisas e detalhadas pode… Leia Mais
Você sabe quem são os jogadores com mais Bolas de Ouro? O prêmio, criado pela… Leia Mais
Se existe um serviço recomendado para quem deseja editar vídeos de lances de futebol, mas… Leia Mais
Apostar no futebol é mais do que apenas um passatempo; é uma mistura de conhecimento,… Leia Mais
Apostar em partidas de futebol pode ser emocionante, mas enfrentar perdas é uma realidade inevitável… Leia Mais