Flamengo e mais cinco clubes de São Paulo se reúnem para criar da Liga do Brasileirão
Nesta terça-feira (03), o Flamengo se juntou com outros cinco clubes de São Paulo para dar início a criação da Libra, nova liga nacional
Na manhã desta terça-feira, 3 de maio, o Flamengo, juntamente com os cinco clubes do estado de São Paulo que estão na Série A, se reuniram para a criação de uma liga alternativa ao Brasileirão.
O encontro entre dirigentes dos seis clube marca uma possível revolução dentro do futebol nacional para os próximos anos. A ideia é desmonopolizar o controle da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre o maior campeonato nacional.
Além dos seis grandes clubes que estão envolvidos nessa reunião inicial que pode marcar o início de uma nova era dentro do futebol brasileiro, outros gigantes do país foram procurados para participar, mas negaram o comparecimento.
Flamengo e gigantes de São Paulo preparam criação de nova liga do Brasileirão
Neste último final de semana, houve uma grande movimentação dentro dos bastidores dos principais clubes brasileiros. A ideia era promover essa reunião de hoje, terça-feira (03), entre todos os dirigentes.
A carta-convite é assinada pelo Flamengo e os outros cinco grandes clubes de São Paulo (Santos, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Red Bull Bragantino), e já tem, inclusive, um nome, Libra.
“Pretende-se promover a constituição da Libra, e da sociedade empresarial Libra S.A., em Assembleia Geral dos fundadores que realizar-se-á no dia 3 de maio de 2022, às 10h, na cidade de São Paulo. A participação de todos os clubes seria extremamente relevante para compor o quadro dos clubes pioneiros na implantação desse projeto, figurando como fundadores da Libra”, diz a carta.
Mudanças no futebol brasileiro e suas principais ligas
O futebol brasileiro vem passando, nesse momento, por um processo de ruptura de antigos valores, que ainda são associados à CBF. Desse modo, os principais clubes do país buscam vias alternativas para uma revolução dentro dos torneios nacionais.
Há alguns meses, conversas entre grupos financeiros acontecem dentro dos clubes brasileiros e a pauta de uma grande mudança nas principais ligas nacionais é discutida constantemente.
23 anos, jornalista durante a maior parte do tempo. Apaixonado por futebol, agora atuando no Guia do Boleiro como o camisa 9 na pelada.