5 times europeus com donos ou patrocinadores Russos
Roman Abramovich anunciou que venderá o Chelsea, entretanto ele não é o único e outra equipes da Europa possuem donos ou patrocinadores russos
Nesta quarta-feira (02), Roman Abramovich anunciou que venderá o Chelsea, o russo já havia comunicado que deixaria o comando da equipe no último sábado, entretanto o Chelsea não é a única equipe que tem uma forte ligação com a Rússia, diversas equipes da Europa possuem donos ou patrocinadores russos.
Roman Abramovich deixa o Chelsea
No último sábado (26), o empresário através do site oficial do clube já havia postado uma nota oficial comunicando sua saída, após mais de 19 anos.
Abramovich adquiriu o clube em 2003, desde então o time decolou, conquistando os principais campeonatos da Inglaterra e da Europa.
Ao todo, após a compra dos “Blues”, a equipe faturou ao todo 23 títulos, tendo como os principais duas Champions League e o mais recente o Mundial de Clubes.
Entretanto, após a invasão da Ucrânia por tropas Russas, Roman Abramovich anunciou que deixaria o Chelsea.
A decisão dentre outras coisas também é fruto das sanções que o país e suas empresas vem sofrendo nos últimos dias, Apesar do investidor não citar os conflitos em sua carta de despedida.
Mas o Chelsea não é o único clube europeu que depende do dinheiro Russo, vamos ver outros clubes que tem patrocinadores ou donos que vem da cortina de ferro.
Clubes europeus com donos ou patrocinadores russos
- Manchester United – Aeroflot: Uma das maiores companhias aéreas da Rússia, era uma das patrocinadoras dos “Red Devil’s”. Mas após os conflitos recentes, o clube já sinalizou que romperá com a marca.
- Everton – USM Holding: O grupo russo de investimentos é um dos maiores investidores do Everton. Recentemente, seu principal acionista Alisher Usmanov, um dos 26 bilionários russos sancionados pela União Europeia, e terá seus investimentos congelados e não poderá mais receber fundos.
- Mônaco – Dmitry Rybolovlev: Partindo para a França, um dos principais times da Ligue 1, também pertence a um Russo. Dmitry Rybolovlev tem fortuna estimada em aproximadamente US$ 6,7 bilhões (R$ 34 bilhões de reais), o empresário é cercado de polêmicas.
- Schalke 04 – Gazprom: O time alemão tem como um de seus patrocinadores uma das maiores fornecedora de gás para o continente Europeu. Fundada em 1989, a empresa vem sofrendo com as sanções devido aos conflitos recentes.
- Vitesse – Valeriy Oyf: O dono da equipe holandesa possui uma vida que muitas pessoas desconhecem. O pouco que se sabe sobre ele é que foi membro da diretoria da Sibneft e da Gazprom, e hoje é CEO da mineradora russa Highland Gold Mining.
Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.