FIFA anuncia sanções a clubes e seleção da Rússia

Após as primeiras medidas tomadas pelo G-7, neste domingo (27), FIFA anuncia as primeiras sanções a Seleção da Rússia

Neste domingo (27), FIFA anuncia primeiro pacote de sanções a Seleção da Rússia, que já devem entrar em vigor nos próximos jogos da repescagem para a Copa do Mundo.

publicidade

Um breve resumo do conflito Rússia X Ucrânia

Nesta quinta-feira (24), o exercito Russo invadiu o território ucraniano, e iniciou os primeiros ataques a capital Kiev.

Os confrontos se iniciaram devido a regiões separatistas da Ucrânia exigirem sua independência, e conseguirem o apoio do presidente russo, Vladmir Putin.

publicidade

A Ucrânia por sua vez não reconhece a independência das regiões, isso gerou o conflito que vem se arrastando nos últimos dias.

Logo na sexta-feira (25), os países do G-7 se reuniram e anunciaram que sanções contra a Rússia seriam tomadas nos próximos dias.

Leia mais: Ataque ao ônibus do Grêmio antes do Grenal: vídeo mostra momento exato da pedrada

No futebol também não foi diferente, as seleções da Polônia (adversária da Rússia na repescagem para Copa do Mundo), Suécia e República Tcheca (próximas adversárias), anunciaram que não entrariam em território russo para disputar suas partidas.

Entretanto, em reunião na UEFA na última sexta, foram anunciadas as primeiras medidas a serem tomadas a todos os eventos que iriam ocorrer na Rússia. Dentre elas a principal seria a mudança da cidade sede da final da Liga dos Campeões.

Ainda assim, neste Domingo (27), a FIFA anunciou sanções mais duras a Seleção da Rússia, como forma de punição ao ataque ao território ucraniano.

As sanções a Seleção da Rússia

Confira quais serão as punições estabelecidas pela FIFA a Seleção e times russos, que começam a valer desde já.

  • Nenhuma competição internacional será disputada no território da Rússia, sendo as partidas como mandante disputadas em território neutro e sem espectadores.
  • A Seleção Russa deverá participar sob o nome de “União de Futebol da Rússia (RFU)”
  • Nenhuma bandeira ou hino da Rússia poderá ser usado em partidas em que equipes ou a Seleção da União de Futebol da Rússia participe.

Caso os conflitos prossigam, serão estudadas medidas mais duras como a própria exclusão de competições.

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.