Com crise na Ucrânia, UEFA decide mudar sede da final da Champions League

Final da Champions, que seria na Gazprom Arena, em São Petersburgo, deve ser alterada para outro local por conta dos conflitos na região

A Ucrânia está vivendo momentos de muita tensão. Com uma grave crise diplomática com a Rússia, o país sofreu bombardeios das tropas de Putin na madrugada desta quinta-feira (24).

publicidade

A disputa política entre os dois países é histórica, mas o estopim para o agravamento do atual momento é a independência de algumas regiões ucranianas que a Rússia não reconhece.

A UEFA, assim como todas entidades europeias, está de olho nessa situação e já pensa em medidas preventivas visando a final da Champions League, que está prevista para acontecer em São Petersburgo, na Rússia.

publicidade

Sede da final da Champions League deve ser mudada pela UEFA

Apesar de ainda estarmos na fase das oitavas de final da principal competição europeia entre clubes, a final já tem data e local marcados para acontecer.

A UEFA definiu o dia 28 de maio para o grande duelo entre os dois finalistas. O palco da decisão, em tese, é a Gazprom Arena, em São Petersburgo.

No entanto, os conflitos atuais que envolvem o país russo com o seu vizinho podem fazer com que a entidade decida mudar de última hora o local da final.

O que se fala nos bastidores é sobre a possibilidade da UEFA deixar a decisão europeia para o Wembley Stadium, em Londres, na Inglaterra.

É bem provável que nas próximas horas a entidade anuncie o Wembley Stadium como o novo local para a decisão que acontecerá no dia 28 de maio.

A incerteza do que pode vir a acontecer nos próximos capítulos desse conflito (que pode tomar, inclusive, proporções maiores) é o grande motivador para uma possível alteração.

UEFA enfrenta problemas recentes com finais da Champions

Caso São Petersburgo não seja a sede para a grande final da Champions League desta atual temporada, será a terceira vez consecutiva em que a UEFA é obrigada a alterar o local da decisão.

Wembley Stadium

Wembley, em Londres, pode sediar a final da Champions no dia 28 de maio.(Foto: Laurence Griffiths/Getty Images)

Nas últimas duas temporadas, os jogos finais da competição foram alterados por decorrência da pandemia que assolava a Europa e todo o restante do mundo.

Lucas Gervazio
Escrito por

Lucas Gervazio

23 anos, jornalista durante a maior parte do tempo. Apaixonado por futebol, agora atuando no Guia do Boleiro como o camisa 9 na pelada.