Champions League muda local de Final por tensões na Rússia

Com final prevista para acontecer em São Petersburgo, na Rússia, UEFA estuda possibilidade de mudança de local para grande decisão

A UEFA Champions League é uma das principais competições entre clubes do futebol mundial. Todo ano, a competição reúne as melhores equipes da Europa para disputarem o posto de campeã.

publicidade

Tradicionalmente, a final da Champions é realizada em partida única, com a cidade sempre escolhida pela Associação que organiza o torneio, a UEFA.

Na temporada 2021/ 2022, a final da UEFA Champions League está prevista para acontecer em São Petersburgo, na Rússia. No entanto, o local da decisão pode mudar.

publicidade

Tensões entre Rússia e Ucrânia podem tirar a final da Champions de São Petersburgo

Nesta segunda-feira (21), o presidente da Rússia deixou a situação diplomática entre o seu país e o vizinho, Ucrânia, ainda mais tenso e a situação não dá sinais de melhora.

O conflito geopolítico entre o país russo e a Ucrânia acontece desde a separação entre as partes no final da década de 1980, com o encerramento da Guerra Fria.

Vladimir Putin declarou ontem que não reconhece as duas regiões localizadas na Ucrânia (Lugansk e Donetsk) como repúblicas independentes.

As declarações do presidente russo aumentaram o clima nos bastidores geopolíticos mundiais e existe um grande temor de que haja uma guerra na região.

Um possível conflito poderia, inclusive, agravar a situação bélica e tornar a situação instável em todo o continente europeu. A UEFA monitora a situação de perto e afirma que, no momento, não pretende mudar o local da final.

“A Uefa está acompanhando de perto toda a situação. No momento, não há nenhum plano para mudar a sede da final da Champions League”, informou a entidade em um comunicado oficial.

Final UEFA Champions League 2022

UEFA tem final da Champions prevista para São Petersburgo. (Foto: Divulgação/ UEFA)

Wembley pode receber a final da Champions

Caso a situação na Rússia se agrave, é possível que a entidade europeia busque de fato um novo local para a decisão, que está prevista para o dia 28 de maio.

Segundo informações do jornal britânico “Daily Mail”, o Wembley Stadium pode sediar a grande final da UEFA Champions League no final dessa temporada.

Lucas Gervazio
Escrito por

Lucas Gervazio

23 anos, jornalista durante a maior parte do tempo. Apaixonado por futebol, agora atuando no Guia do Boleiro como o camisa 9 na pelada.