Clubes da série A derrubam limite de troca de treinadores

Em reunião nesta quarta-feira (02), os clubes da séria A, voltaram atrás do regulamento imposto pela CBF, a respeito da Troca de treinadores

Nesta quarta-feira (02), clubes da Série A, conseguem derrubar a determinação da CBF que impedia mais de uma troca de treinadores.

publicidade

Como era a troca de treinadores em 2021

Desde 2020, os clube da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro estavam impedidos de trocar de treinadores mais de uma vez por temporada, não havendo limite para os casos em que o treinador peça a saída ou que a demissão fosse em comum acordo.

publicidade

A ideia era que essa determinação evitasse as trocas exageradas de treinadores ao longo das temporadas como acontecia no passado.

Entretanto, para driblar essa medida aconteceu de muitas equipes demitirem seus treinadores em casos de comum acordo, ou anunciarem que o mesmo teria pedido para sair.

A queda do regulamento aconteceu durante reunião entre os clubes da CBF nesta quarta-feira, a mudança no regulamento foi proposta pelo Presidente do Corinthians Duilio Monteiro. Segundo Duilio, a medida não teria qualquer efeito prático.

Todos os 20 clubes participante da série A, concordaram com a mudança do regulamento.

Leia mais: Gols de Flamengo x Boavista: vitória do Mengão por 3 x 0 na estreia de Paulo Sousa no Carioca

Em 2022, o Campeonato Brasileiro será disputado de forma bem antecipada, começando em abril e terminando em novembro, por conta da Copa do Mundo no Catar.

Esse campeonato mais “rápido”, pode fazer com que os clubes tenham que realizar mudanças rápidas. Talvez por esta razão, a medida vem sendo bem aceita pelos clubes, que não terão muito tempo para esperar os técnicos se adaptarem aos trabalhos.

Seja pela medida ou até pelos resultados, os times tanto da série A, quanto da Série B, estão mais cautelosos com as trocas de seus treinadores, exceto clubes na zona de rebaixamento ou ameaçados pela degola.

Exemplos como Flamengo, Palmeiras e Corinthians em 2021, são apenas alguns dos muitos clubes que mantiveram seus treinadores até em momentos ruins. 

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.