São Paulo: Destaque na Copinha, Alex faz sombra para Rogério Ceni?
Alex vem fazendo um ótimo trabalho pelas categorias de base do São Paulo e pode ser uma alternativa para o comando técnico do profissional.
Na noite desta quarta-feira (19), o São Paulo venceu o Cruzeiro por 2 a 1 no Anacleto Campanella, em São Caetano, e se classificou para as semifinais da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
☀️ Um “bom dia” do melhor jeito: com gols do Tricolor!
🎥 Cruzeiro 1️⃣x2️⃣ São Paulo
⚽️ Maioli
⚽️ Vitinho📺 @sportv
Bora pras semifinais da @Copinha! 🚆#MadeInCotia #Copinha22#VamosSãoPaulo 🇾🇪 pic.twitter.com/l6Jjs1es17
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) January 20, 2022
Com 100% de aproveitamento na competição até o momento, o tricolor paulista apresenta ao país jogadores promissores, mas demonstra sua maior força na comissão técnica.
Alex, ex-jogador que atualmente é treinador do time sub-20 do São Paulo, vem fazendo um trabalho que chama a atenção em Cotia.
Acompanhei de forma assídua o trabalho de Alex no São Paulo desde o Brasileirão sub-20. É um treinador que representa a resistência num futebol brasileiro que tem mudado. Respeita o talento, é flexível (diferentes estruturas e funcionamentos) e melhora seus jogadores. Olho. pic.twitter.com/jL28mbIsvL
— Higor Santos (@HigorSantos_10) January 20, 2022
Rogério Ceni chegou em outubro, mas São Paulo decepcionou em 2021
Pelo profissional, o time teve um ano de 2021 decepcionante. Após a conquista do Paulistão no primeiro semestre do ano, o São Paulo viu seu desempenho despencar no restante da temporada.
Sob o comando de Hernán Crespo, o tricolor paulista encerrou um jejum de 16 anos sem um campeonato estadual, mas após a conquista, uma série de lesões e um baixo desempenho em campo derrubaram o treinador argentino.
Considerado por muitos são paulinos o maior jogador da história do clube, Rogério Ceni voltou ao comando técnico da equipe em outubro de 2021 para livrar o São Paulo de um possível rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
Com um desempenho abaixo do esperado, o treinador conseguiu deixar a equipe em 13º lugar e não viu uma evolução tática no time.
Alex é uma alternativa para o tricolor paulista
Pelo sub-20, Alex vem mostrando uma evolução notável na equipe. Em 2021, foi vice-campeão brasileiro, perdendo para o Internacional na final da competição.
Dois meses depois, vem mostrando mais um belo trabalho com a garotada do São Paulo na Copinha e chega às semifinais como um dos favoritos ao título.
O sucesso de Alex nas categorias de base cria uma sombra sobre Rogério Ceni pelo desempenho que o treinador vem mostrando dentro do clube.
Rogério Ceni ainda não conseguiu trabalhar com todo o elenco à disposição.https://t.co/tXamuECLZf
— José Edgar de Matos (@zeedgar) January 20, 2022
O jornalista Arnaldo Ribeiro comentou sobre a campanha do São Paulo na Copinha deste ano e falou do impacto que é ter Alex no banco de reservas comandando a equipe:
“Não tem nenhum time do Brasil sub-20 com um técnico desse tamanho. Talvez seja o maior cara da Copa São Paulo. Diferentemente do Rogério, ele iniciou a carreira na base e pretende cumprir essa função por pelo menos dois anos. Em tese, ele cumprirá mais este ano para, no final, decidir se pretende dirigir times profissionais“, disse o jornalista.
No clube, ainda não aconteceu nenhuma movimentação para que Alex assuma o cargo da equipe profissional do São Paulo, mas Rogério Ceni já começa 2022 com uma sombra em seu cargo.
A cobrança dentro do São Paulo por uma temporada de sucesso é muito forte, e Rogério Ceni sabe que o nome de Alex pode ser uma alternativa para a equipe a qualquer momento.
23 anos, jornalista durante a maior parte do tempo. Apaixonado por futebol, agora atuando no Guia do Boleiro como o camisa 9 na pelada.