O Flamengo pode funcionar muito melhor se não se preocupar com o título

Para o Flamengo mais vale jogar sem pressão do que tentar espremer uma chance minúscula de um título que já é quase do Atlético Mineiro.

Para o Flamengo mais vale jogar sem pressão do que tentar espremer uma chance minúscula de um título que já é quase do Atlético Mineiro.

publicidade

As últimas apresentações do Flamengo no Campeonato Brasileiro vem sendo bem aquém do esperado. Isso porque além dos maus resultados o Mais querido teve de lidar com atuações abaixo da média que fizeram com que o Rubro Negro praticamente perdesse suas chances de título. Entretanto será que vale tanto a pena buscar um título que já está quase perdido.

Vamos aos Fatos o Atlético Mineiro atualmente tem 65 pontos e está a 11 pontos do Flamengo que está em terceiro com 54 pontos; O Rubro Negro tem sim um jogo a menos que em relação ao Galo, mas em caso de vitórias a diferença cairia para oito pontos. O que faria o Rubro Negro ter que vencer o Grêmio e torcer por alguns tropeços do Atlético Mineiro e ainda sim teria que vencer todos os seus jogos restantes.

publicidade

Essa é uma conta que o Flamengo não deveria ter de se preocupar tanto, pois no ano passado o time foi campeão apenas disputando o Campeonato Brasileiro; Pois havia sido eliminado da Libertadores nas oitavas para o Racing e da Copa do Brasil nas quartas de final para o São Paulo. Já em 2019, o time conseguiu uma vantagem que é vista por muitos como uma das mais impressionantes da era dos pontos corridos terminando o campeonato com 90 pontos.

Leia Mais: Por que o Flamengo precisa de um técnico europeu?

Como podemos ver nas duas situações o Flamengo conseguiu ser Campeão com vantagem ou com disponibilidade para buscar a vantagem. E essa disponibilidade não foi tão possível nesta temporada já que a equipe chegou longe na Libertadores e na Copa do Brasil. Nesta segunda competição, a eliminação pode ter sido o estopim para a crise no Campeonato Brasileiro.

Ou seja uma série de fatores atrapalharam o Rubro Negro neste momento, e fizeram com que a equipe não tivesse o desempenho que gostaria no Brasileirão. Seja o treinador que não consegue tirar o que deseja da equipe; Ou seja as eliminações que abalaram o desempenho da equipe. Isso tudo fez e faz com que a equipe não esteja rendendo o esperado.

Por isso talvez fosse interessante utilizar o Brasileiro para testar a equipe, assim como é feito de costume por quem está em mais de uma competição. O Flamengo tem um elenco repleto de estrelas e pode se dar ao luxo de exigir mais de outros jogadores menos utilizados; E as vezes pode ser uma boa testar uma nova estratégia, visando a final da Libertadores e até mesmo o mundial de Clubes.

Talvez jogar o Brasileiro, com mais tranquilidade pode dar ao Mais Querido para conseguir os resultados que precisa e até mesmo um novo gás para disputar o título. Se não, ao menos pode evitar que a equipe se desgaste física e emocionalmente, buscando o impossível. Mas se o time visar o que realmente importa, sem grandes pretensões.

Vale relembrar que uma das pretensões do Flamengo para 2021 é ser campeão ou vice campeão Brasileiro. Por isso, mas vale almejar o que lhe é viável para não perder o que se tem.

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.