Sampdoria: Vamos relembrar os anos de ouro e as conquistas

Nesta quinta-feira a Sampdoria completa 74 anos, vamos relembrar um pouco dos anos de ouro e as conquistas de La Samp em sua história.

Nesta quinta-feira a Sampdoria completa 74 anos, vamos relembrar um pouco dos anos de ouro de La Samp

publicidade

Durante os anos 80 o Campeonato Italiano esteve bastante em evidência seja em conquistas no cenário europeu ou com relação aos craques presentes nos clubes. Basta pensar que na primeira metade tivemos Platini na Juventus, Zico na Udinesse e Maradona na Sampdoria. Nos anos 90 foi a vez de Van Basten no Milan e Lothans Matthaus na Inter.

Isso nos mostra o quanto os olhos do mundo estavam voltados para a Itália e no meio de tantos figurões, surge a pacata Sampdoria que chamou a atenção ao ser campeã na temporada de 1990-91 e vice da Liga dos Campeões 1991-1992. Vamos relembrar um pouco das glorias da era de ouro da Samp.

publicidade
Sampdoria: Vamos relembrar os anos de ouro e as conquistas

Sampdoria: Vamos relembrar os anos de ouro e as conquistas (Reprodução-Twitter)

Sampdoria na virada dos anos 80 para os anos 90.

Tudo começa na temporada de 1988-89 quando a equipe faturou pela segunda vez seguida a Copa da Itália enfrentando o Napoli de Maradona. No Cálcio o máximo conquistado pela Samp foi um quarto lugar em 1988, e nada mais do que isso, por isso não se esperava muito da equipe na temporada de 1990-1991.

A Sampdoria foi campeã com cinco pontos de vantagem sob a vice Internazionalle; Além de ter dado o artilheiro do Campeonato Gianluca Vialli com 19 gols.

Com 20 vitórias, 11 empates e 3 derrotas essa foi uma das campanhas mais impressionantes, por todos os aspectos, seja pelo campeão inédito, seja pelo time de certa forma modesto, mas mesmo assim com figuras importantes como o artilheiro citado, o goleiro da seleção italiana Pagliuca, Roberto Mancini e Toninho Cerezo. E nesta temporada a Samp ainda contou com uma impressionante sequência de 18 jogos sem perder.

Leia mais: Com expulsão polêmica, Atlético Mineiro vence Palmeiras

Com essa marca impressionante a Sampdoria foi para a Liga dos Campeões 1991-1992. Com um formato bem diferente do atual, a Samp avançou até a final onde enfrentou uma forte equipe do Barcelona, perdendo apenas na prorrogação com o Gol de Koeman. Mesmo com a derrota essa até hoje segue sendo a maior e melhor campanha até hoje da Sampdoria em uma competição europeia.

Ainda teve uma sobrevida na primeira parte dos anos 90 sendo campeã da Copa da Itália pela quarta e última vez na temporada 1993-1994. Conseguiu trazer grandes craques como Verón, Ortega e Seedorf, mas mesmo assim no final da década em 1999 foi rebaixada e ficou na segunda divisão até 2002.

Hoje em dia segue na série A, apenas como um mero coadjuvante, seu último melhor resultado foi um quarto lugar na temporada 2009-2010.

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.