O que está acontecendo com a série B nos últimos anos?

Vamos analisar o que vem acontecendo na série B nos últimos anos, e o que explica os "times grandes" terem tanta dificuldade.

O Vasco finalmente conseguiu entrar no G-4 ao vencer o Vila Nova pela 16ª rodada da Série B, mas esse feito só nos faz pensar o que vem acontecendo na Série B desde a temporada passada.

publicidade

A série B vem sofrendo alterações muito importantes nos últimos anos. A principal pode ser considerada o fim do paraquedas, que era um auxílio aos clubes rebaixados da série A. Isso tem deixado os times bastante equilibrados na disputa nos últimos anos, além da falta de Público devido ao Coronavirus.

O que está acontecendo com a série B nos últimos anos?

O que está acontecendo com a série B nos últimos anos? (Imagem: CBF)

Mas vamos entender um pouco melhor o que vem acontecendo na série B nos últimos anos e como as atuais mudanças.

publicidade

A Série B a partir de 2020

Muitas coisas fizeram com que a série B passasse a ser como é hoje em dia, basicamente após a mudança do paraquedas, uma vez que os clubes rebaixados se encontram em situação financeira delicada, como o caso do Cruzeiro. Após os clubes rebaixados estarem parelhos aos que já estão na segunda divisão, isso faz com que a competição seja mais equilibrada.

Leia mais: O que foi o Paraquedas, auxílio que ajudou a muitos clubes na serie B

Outro fator é a falta das torcidas nos estádios, isso é algo que prejudicou demais o Cruzeiro na última temporada. As torcidas foram responsáveis pelo Retorno do Corinthians em 2007 e Vasco em 2009 por exemplo. E muitos outros casos de Clubes rebaixados que com a ajuda de sua torcida conseguiram retornar para a elite. A pandemia dentre outras coisas, também prejudicou muito os clubes nesta parte.

Junte tudo isso a outros problemas como corte de verbas de marketing e patrocínios reduzidos, e a situação da Série B se explica. A dificuldade que os clubes como Botafogo, Vasco e Cruzeiro enfrentam talvez no passado fossem impensáveis, mas hoje em dia a realidade é bem diferente.

O rebaixamento dos “Times Grandes” passou a ser algo corriqueiro com quase sempre a presença de um time do “clube dos 13” quase todo ano. Isso talvez tenha levado os patrocinadores a esfriar a relação com os rebaixados.

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.