O que foi o Paraquedas, auxílio que ajudou a muitos clubes na serie B

Vamos entender o que foi o paraquedas? Auxílio dado aos clubes rebaixados até 2019. E que pode explicar situação de alguns clubes na série B.

Vamos entender o que foi o paraquedas? Auxílio dado aos clubes recém rebaixados até 2019.

publicidade

A crise dos grandes na Série B pode ter uma explicação, o fim do paraquedas, que ajudou a muitos times que haviam sido rebaixados a retornar para a elite e ter uma instabilidade financeira. Mas é claro que outros fatores também influenciaram demais na atual situação em que se encontram Cruzeiro, Botafogo e Vasco.

O que foi o Paraquedas, auxílio que ajudou a muitos clubes na serie B

O que foi o Paraquedas, auxílio que ajudou a muitos clubes na serie B (Imagem do Google)

De uma forma bem resumida o Paraquedas era um auxílio dado ao clube que fosse rebaixado, permitindo que o mesmo continuasse ganhando a mesma cota de TV que um clube da Série A. Entretanto, em 2020 a CBF anunciou que o benefício seria suspenso, e esta medida está se refletindo nos resultados dos clubes.

publicidade

Mas vamos entender melhor o que foi o Paraquedas. E como ele afeta as finanças de muitos clubes.

O que foi o Paraquedas? e como ele agravou ainda mais a situação de muitos clubes

O paraquedas era uma forma de os Clubes rebaixados para a Série B conseguirem se reorganizar e voltar mais fortes para a Elite. Os Clubes rebaixados da série A para a série B recebiam a mesma cota de televisiva da Série A, assim os clubes recém rebaixados tinham a chance de voltar para a Elite. Isso explica de certa forma como alguns clubes como Corinthians em 2009 e até mesmo o Vasco em 2010 conseguiram voltar mais fortes após o seu Rebaixamento.

Leia mais: Lionel Messi fora do Barcelona, qual será seu destino?

Entretanto, o contrato entre 2019 á 2024 não prevê essa ajuda financeira, e a partir de 2020 os clubes passam a receber uma cota igual de 6 milhões de cota televisiva. Ou seja, para quem é rebaixado isso significa que um clube rebaixado pode perder algo em torno de 74 milhões de reais. Uma vez que um clube na série A até a decima sexta colocação pode arrecadar até 80 milhões de reais.

A perda da verba televisiva somada a perda de contratos de marketing, mais a falta de público devido ao covid-19. Muitos clubes estão afundados em dívidas e com o retorno a elite cada vez mais distante.

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.