Itália x Argentina disputam a Finalíssima: entenda o torneio entre campeãs da Europa e América do Sul
As seleções da Itália e Argentina disputam a Finalíssima nesta quarta-feira, 01 de junho, o torneio que envolve seleções campeãs da Europa e América do Sul.
As seleções da Itália e Argentina disputam a Finalíssima nesta quarta-feira, 01 de junho, o torneio que envolve seleções campeãs da Europa e América do Sul.
A competição de seleções reúne os campeões continentais, no caso, as eleções vencedoras da Copa América e da Eurocopa.
Depois de quase 30 anos sem acontecer, precursora da Copa das Confederações, o torneio volta ao cenário nesta temporada, com Itália e Argentina se enfrentando no Estádio de Wembley, em Londres, às 15h45 (de Brasília).
O que é a Finalíssima? Saiba mais sobre a competição
A Finalíssima não é um novo torneio, ele já foi disputado anteriormente em duas edições, em 1985 e 1993.
A competição é promovida em conjunto pela Conmebol e Uefa, reunindo os campeões da Europa e da América do Sul, da Copa América e da Eurocopa.
Inicialmente, foi lançada com o nome de Copa dos Campeões Conmebol–Uefa ou Troféu Artemio Franchi, em homenagem ao ex-presidente da entidade do Velho Continente que morreu em 1983, vítima de acidente automobilístico.
A competição era equivalente ao Intercontinental de Clubes, que mais tarde a Fifa reconheceu seus vencedores também como campeões mundiais, como nos casos de Santos, Flamengo, Grêmio e São Paulo.
O torneio também é precursor da Copa das Confederações, que depois, mais tarde, passou a contar com todos os campeões continentais.
Nas duas edições anteriores da Finalíssima, Troféu Artemio Franchi, a França e a Argentina foram os campeões.
Em 1985, os franceses bateram o Uruguai por 2 a 0, em Paris, enquanto os argentinos levaram o troféu em 1993 depois de vitória nos pênaltis sobre a Dinamarca, por 5 a 4.
Itália x Argentina disputam a ‘Finalíssima’
Oconfronto é um dos clássicos mais tradicionais na história das Copas do Mundo, e com certeza espera-se um grande espetáculo. De 1978 a 1990, argentinos e italianos se cruzaram quatro vezes.
O jogo perde um pouco do seu brilho pelo fato da Itália não estar disputando a Copa do Mundo 2022 após ter sido eliminada para a Macedônia do Norte na repescagem europeia.
Mas, certamente, o cofronto com a tetracampeã mundial vai representar um grande teste para a Argentina de Lionel Messi, que busca o seu segundo título com a camisa albiceleste.
Ver essa foto no Instagram
Redator e jornalista por vocação atuando em diversas mídias digitais desde 2015. Interessado na informação atualizada, divertida e verídica.