CONMEBOL divulga áudios do VAR de Athletico-PR x Estudiantes

Athletico-PR confirma vaga na semifinal da Libertadores, em partida que teve anulação do gol do Estudiantes; Conmebol divulga áudios.

Na noite desta quinta-feira (11), o Athletico-PR viajou até a Argentina para enfrentar o Estudiantes na partida de volta das quartas de finais da Copa Libertadores, no Estádio Jorge Luis Hirschi. Na ocasião, o time brasileiro marcou no final da partida e venceu por 1-0, com gol de Vitor Roque.

publicidade

Apesar da derrota, o time argentino teve um gol anulado muito polêmico, em que Morel esteve a frente do goleiro Bento e, segundo o árbitro Andrés Matonte, o atleta interfere no lance. Entretanto, o VAR não concordou e, assim, decisão foi mantida pelo árbitro de campo.

Na manhã desta sexta-feira (12), a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) divulgou a conversa entre Matonte e os árbitros do VAR. Diante disso, ficou evidente que os árbitros de vídeos descordaram do campo, porém, prevaleceu o impedimento.

publicidade

Com gol anulado do Estudiantes, Athletico-PR avança à semifinal da Libertadores

Athletico-PR será o adversário do Palmeiras nas semifinais da Libertadores 2022. (Foto: Reprodução)

Athletico-PR será o adversário do Palmeiras nas semifinais da Libertadores 2022 – Foto: Reprodução

No momento em que o Furacão leva o gol, aos 16 minutos do segundo tempo, os árbitros de campo decidiram anular o gol, devido impedimento do zagueiro Morel. Após isso, o VAR entra em ação e analisa o contexto da jogada.

Para o VAR, o camisa 5 não teve interferência que pudesse atrapalhar o goleiro Bento. Inclusive, na fala cita que o defensor brasileiro está visualizando a bola em todos os momentos. “Pra mim, o goleiro sempre está olhando a bola, exceto em um momento. Mas, isso não impede de fazer o movimento para defender”, frisa.

Em sequência, o auxiliar do VAR destaca que Morel não atrapalha a visão de Bento, mas quem poderia atrapalhar seria Thiago Heleno, que estava a frente. “Quando a bola sai, ele [Morel] não está a frente do goleiro. O que está “tapando” a visão é o companheiro em todo momento”, completa.

Por fim, o VAR solicita que o árbitro Andrés Matonte vá até a cabine verificar se existiu interferência. Ao ir, o uruguaio analisa o lance no monitor e recebe a informação do árbitro de vídeo “Eu vejo que, quem está a frente, o número 5 faz um movimento, está próximo do goleiro e é justamente onde a bola passa”. Em conclusão, Matonte diz que manterá a decisão de campo – impedimento – e anulará o gol.

Vitor Roque marca nos acréscimos e garante vaga na semifinal

Após o empate em 0-0, na partida de ida, na Arena da Baixada, o vencedor da partida de volta confirmaria a classificação para a semifinal e, assim, enfrentará o Palmeiras. No momento em que tudo se encaminharia para os pênaltis, aos 45′ da etapa final, o árbitro Andrés Matonte confirma 6 minutos de acréscimo.

No último giro do ponteiro, aos 50′ Terans faz a jogada, Vitinho recebe na área, abre espaço e cruza. No minuto final, Vitor Roque sobe de cabeça e divide com o goleiro Andújar e a bola vai para o fundo do gol. Assim, inaugurando o placar e, consequentemente, garantindo a vaga para a semifinal da Libertadores após 17 anos.

A última vez em que o Athletico-PR chegou na semifinal da Libertadores ocorreu em 2005, ano em que foi vice-campeão, diante do São Paulo.

Com a vaga, o Furacão espera a Conmebol divulgar as datas e horários dos confrontos contra o Palmeiras. A partida de ida da semifinal acontecerá na Arena da Baixada e, a volta, no Allianz Parque.

Israel Lima
Escrito por

Israel Lima

Natural de Bauru, interior de São Paulo, apaixonado por esportes. Já realizei e continuo realizando diversos trabalhos na área esportiva, entre eles, coberturas de eventos nacionais e internacionais.