O que é torneio Sul-Minas e quem participaria?

publicidade

Com aprovação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), 12 clubes brasileiros decidiram criar a Liga Sul-Minas, esta que visa organizar um torneio entre as equipes dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais.

Atualmente, algumas regiões do país contam com torneios que tem o aval da entidade máxima do Brasil, entre eles, o principal é a Copa Verde – que é disputada por equipes da Região Norte e Centro-Oeste, mais o Espírito Santo – e Copa do Nordeste. Inclusive, os campeões destas respectivas competições garantem vaga na Copa do Brasil.

publicidade

De acordo com o Presidente do Criciúma, Vilmar Guedes, o campeonato tem um ótimo potencial financeiro. “A copa tem perspectiva de arrecadar R$ 170 milhões. E, assim, os clubes deverão arrecadar entre R$ 3 e 8 milhões, dependendo do desempenho na competição”, afirma o dirigente.

Leia também

Clubes participantes da Sul-Minas

Athletico e Cruzeiro se enfrentam pela Copa Sul-Minas 2002
Athletico e Cruzeiro se enfrentam pela Copa Sul-Minas 2002 – Foto: Bem Paraná/Giovani Santos
publicidade

Com o campeonato praticamente formado, o foco da Sul-Minas é fortalecer o período de “pré-temporada”, em tempos de estadual. Diante disso, provavelmente as equipes disputarão com o elenco principal essa competição e, os estaduais com um time alternativo.

Além disso, segundo informações, como a CBF aprova o torneio, existe a possibilidade do campeão se classificar diretamente para a terceira fase da Copa do Brasil.

publicidade

Por fim, serão 12 clubes participantes da Sul-Minas, sendo o Coritiba, Paraná e Athletico Paranaense, representando o estado do Paraná; Grêmio, Inter e Juventude, do Rio Grande do Sul; Cruzeiro, Atlético-MG, América-MG, de Minas Gerais; e Criciúma, Avaí e Chapecoense, de Santa Catarina.

Primeira Liga não deu certo

A última competição em que clubes tentaram formar foi a Primeira Liga do Brasil. Esta, inclusive, teve o aval da CBF, porém, não durou muito tempo. Na ocasião, foi basicamente uma tentativa de criação do torneio Sul-Minas-Rio.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

Por fim, foram duas edições, em 2016 e 2017. Na primeira, o vencedor foi o Fluminense, diante do Athletico-PR. E, na última, o campeão foi o Londrina, que venceu o Atlético Mineiro nos pênaltis.

O que você achou? Siga @guiadoboleirooficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar