Tecnologia para Copa do Mundo de 2022 vai ser usada na Champions League

Após a FIFA adicionar um novo mecanismo para a Copa do Mundo de 2022, a UEFA deve implementar também na Champions League

A UEFA, entidade do futebol na Europa, anunciou na tarde desta quarta-feira, 03 de agosto, que a Champions League terá novidade que será implementada na Copa do Mundo de 2022.

publicidade

De acordo com a UEFA, a fase de grupos da Champions League terá o uso da tecnologia semiautomática para indicar impedimento. A novidade será usada pela na Copa do Mundo do Catar, que se inicia no dia 21 de novembro. 

No Mundial de Clubes e na Copa Árabe, o mecanismo já foi testado e aprovado. Sendo assim, a ideia da UEFA é implementar na Liga dos Campeões, para reduzir o número de erros no momento de indicar impedimento. 

publicidade

Mecanismo para a Copa do Mundo deve ser utilizado na UEFA Champions League

Tecnologia para Copa do Mundo de 2022 vai ser usada na Champions League.

Tecnologia para Copa do Mundo de 2022 vai ser usada na Champions League. (Foto: Divulgação/ UEFA)

A tecnologia consiste em um sensor que fica bem no centro da bola. Com isso, os árbitros saberão se a bola realmente foi tocada pelo jogador que realizou o passe, identificando rapidamente o ponto de início da jogada. 

Após identificar o início da jogada, entra em ação às 12 câmeras de rastreamento que serão instaladas em cada estádio da Liga dos Campeões.

As câmeras serão fundamentais para definir a posição exata do atacante em relação ao penúltimo defensor da equipe rival.

O novo mecanismo permite que cada jogador seja rastreado em até 29 pontos de contato, 50 vezes por segundo. Os árbitros ainda contam com a tecnologia 3D, que pode calcular a posição exata de cada atleta em campo. 

Com isso, a UEFA espera que as decisões dos árbitros sejam mais rápidas, e que os erros em lances de impedimento sejam cada vez menores. 

Tecnologia será usada na Supercopa da UEFA

A decisão da Supercopa da UEFA, entre Real Madrid e Eintracht Frankfurt, terá o uso do novo mecanismo. A tecnologia da FIFA será usada na Supercopa antes de ser implementada na UEFA Champions League.

“A Uefa está constantemente à procura de novas soluções tecnológicas para melhorar o jogo e ajudar no trabalho da arbitragem. O sistema inovador irá permitir que a equipe do VAR determine situações de impedimento com mais rapidez e precisão”, declarou o chefe de arbitragem da UEFA

Whylmys Filho
Escrito por

Whylmys Filho

Aspirante a jogador, palpiteiro profissional, comentárista de esquina e especialista em futebol brasileiro e europeu no Guia do Boleiro.