Copinha: Quem são os maiores vencedores?

Com o Palmeiras campeão da última edição, a Copa São Paulo de Futebol Júnior, Copinha, ganha mais um vencedor. Confira os maiores vencedores

Na última terça-feira, 25 de janeiro, chegou ao fim mais uma edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha. Uma das maiores competições de futebol de base do mundo, tem uma grande importância na formação de grandes craques, tendo revelado jogadores como Neymar, Marquinhos, Gabriel Jesus e muitos outros. Apesar de ser uma competição de base, a conquista da Copinha é algo muito grande para a torcida de um clube. 

publicidade
Copinha

Copinha: Quem são os maiores vencedores? (Foto: Fabio Menotti)

O Palmeiras, atual campeão, conquistou o título inédito após ter vencido o Santos na final da última edição. Após golear o rival por 4 a 0, o Verdão faturou o título, acabando com a piada de não ter Copinha. Além da Copinha, o Palmeiras também teve o craque da competição, o jovem Endrick, que conquistou os torcedores com seu futebol, ganhando também o prêmio de gol mais bonito da competição. 

Mas fora o Palmeiras, outros gigantes brasileiros já conquistaram a Copinha. Confira os maiores vencedores da competição.

publicidade

1º Corinthians

Maior campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Corinthians conquistou a competição dez vezes, se isolando como maior vencedor. O Timão foi campeão da primeira edição da Copinha, que foi realizada em 1969, no ano seguinte, o Corinthians ganhou novamente a Copinha. A última conquista do clube paulista foi em 2017. 

2º Fluminense e Internacional

Com cinco títulos cada, Fluminense e Internacional dividem a segunda posição no ranking de maiores campeões da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O primeiro título do Fluminense foi em 1971, na terceira edição. Já o Internacional conquistou seu primeiro título em 1974. O último título do Tricolor das Laranjeiras foi em 1989, o do Internacional em 2020. 

3º São Paulo e Flamengo 

Dividindo a terceira posição, São Paulo e Flamengo têm 4 títulos cada. O primeiro título do Tricolor foi em 1993, já o Flamengo, conquistou a Copinha em 1990. A última conquista de cada clube foi em 2018, quando o Flamengo ganhou o título, e o São Paulo em 2019.

4º Santos e Atlético Mineiro 

Com três conquistas cada, o Santos conquistou a primeira Copinha em 1984, já o Atlético Mineiro, faturou a primeira taça das bases em 1975. A última conquista do Galo foi em 1983, e o Santos em 2014. 

5º Ponte Preta, Nacional e Portuguesa 

Na 5º posição, Ponte Preta, Nacional e Portuguesa conquistaram dois títulos cada. 

Leia também: Palmeiras bate o Santos e é campeão da Copinha pela 1ª vez

Além dessas equipes, clubes como Palmeiras, Vasco, Juventus, Cruzeiro, Guarani, Rio Preto, Paulista, América-MG, Roma Barueri, Figueirense e Santo André conquistaram a Copinha apenas uma vez.

Whylmys Filho
Escrito por

Whylmys Filho

Aspirante a jogador, palpiteiro profissional, comentárista de esquina e especialista em futebol brasileiro e europeu no Guia do Boleiro.