Ministério Público do Trabalho ameaça fechar base do Santos por exploração infantil

Santos recebe denúncia do Ministério Público do Trabalho de São Paulo sobre possível exploração infantil nas categorias de base

Uma das maiores categorias de base do mundo, Os Meninos da Vila, assim como são chamados pelo Santos Futebol Clube, recebeu uma denúncia do Ministério Público do Trabalho do Estado de São Paulo (MTB-SP).

publicidade

O documeto, que relata exploração infantil, solicita encerramento imediato de todas as atividades das categorias que incluam atletas menores de 14 anos do clube praiano.

Sendo comunicado pela justiça, o Peixe se pronunciou, através do setor jurídico do clube, e enfatizou que a equipe está tranquila em relação a isso e que tem até terça-feira para apresentar a defesa.

publicidade

De acordo com o portal UOL, a ação tem como objetivo esclarecer, por meio da investigação, o “trabalho infantil” de 75 crianças e adolescentes que trabalham diariamente no Santos, sem qualquer remuneração.

Diretoria do Santos está segura que nada acontecerá e que denúncia é improcedente

Atletas da base do Santos realizando aquecimento

Atletas da base do Santos realizando aquecimento – Foto: Pedro Ernesto Guerra/Santos

Após ser procurado para esclarecer detalhes sobre a denúncia, o Santos emitiu uma nota e declarou que acusões do MPT são absurdas e que defesa será realizada até o prazo máximo, que é terça-feira (26). Confira abaixo a nota na íntegra.

“O Santos Futebol Clube informa que o processo em questão corre em segredo de justiça, por envolver atletas menores de idade. O clube apresentará sua defesa no prazo legal. motivo pelo qual não lhe é permitido fornecer maiores detalhes.

As categorias de base do Santos Futebol Clube são reconhecidas como modelo para a inserção de crianças e adolescentes através do esporte, para auxílio no desenvolvimento não apenas de atletas, mas principalmente de cidadãos aptos ao convívio em sociedade.

Por fim, o clube reitera que segue rigorosamente a legislação desportiva vigente, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Constituição Federal, e nega as absurdas alegações realizadas pelo Ministério Público do Trabalho.”

A denúncia é tão grave, que, o órgão solicita à justiça que declare nula todos os contratos informais ativos dos atletas mirins amadores. Além disso, ainda pede que o Santos seja condenado a pagar R$3 milhões por danos morais coletivos causados até o momento pelas ações que vêm acontecendo na base santista.

Se Justiça aceitar a denúncia, Peixe poderá ficar fora do Paulista de base

Uma das maiores competições de categorias de base para os clubes de São Paulo é o Paulistão. Com estreia marcada para o dia 7, se o Santos não apresentar uma boa defesa e não conseguir anular a denúncia, existe a possibilidade da equipe ser eliminada do estadual sub-11 e sub-13, já que não as atividades terão que ser encerradas para os atletas menores de 14 anos.

A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou a tabela completa dos jogos da primeira fase do Campeonato Paulista. Dessa forma, o Santos realizará a sua estreia no torneio diante do Jabaquara, no dia 14, no CT Meninos da Vila. O sub-11 jogará às 9h e o sub-13 às 10h30.

Israel Lima
Escrito por

Israel Lima

Natural de Bauru, interior de São Paulo, apaixonado por esportes. Já realizei e continuo realizando diversos trabalhos na área esportiva, entre eles, coberturas de eventos nacionais e internacionais.