Como saber quanto custa um jogador de futebol?
Com o mercado de transferências se agitando dentro do futebol europeu, é importante entender como funcionam os valores de cada jogador de futebol
Com o mercado do futebol europeu se abrindo para a janela de transferências que promete movimentar o verão por lá, é interessante saber quais são os fatores que definem o preço de um jogador de futebol.
Aliás, o mercado de negociações dentro do mundo esportivo é bem particular em cada modalidade. No futebol, as coisas não são diferentes e existem características específicas para todas as especulações.
Para saber quanto e custa um jogador de futebol e o porquê dos valores especulados pelo atleta, separamos alguns pontos fundamentais que compõem essa matemática, que não é tão complexa como parece.
Entenda como saber quanto custa cada jogador de futebol
O primeiro ponto fundamental dentro do mercado futebolístico é o contrato do atleta. Todo jogador de futebol é tratado, dentro do centro de operações financeiras dos clubes, como um ativo.
O valor de um jogador pode variar de acordo com o momento atual em que vive na sua carreira, por exemplo. Caso ele esteja em um momento especial dentro do seu clube, seus preços sobem, e vice-versa.
No entanto, outro ponto importante nessa matemática é a idade do atleta, fator vitalício para a carreira. O jogador de futebol que é novo, em tese, tem a oportunidade de se desenvolver e gerar bons lucros ao clube.
Portanto, um jogador de futebol novo e que demonstra ter uma capacidade técnica acima da média será, certamente, vislumbrando dentro do mercado e seu valor deve ser muito elevado.
De maneira geral, os jogadores possuem especulações financeiras que giram em torno de alguns sites que realizam estas análise. O portal Transfermarkt é uma boa referência, pois avalia o preço de mercado dos atletas de maneira constante ao longo das temporadas.
Quanto custa um jogador em fim de contrato?
Como as operações dentro do futebol são dinâmicas, cada caso é um caso, literalmente. Caso o jogador esteja, por exemplo, no final do seu vínculo com o clube que defende, as coisas podem mudar.
O jogador possui uma cláusula rescisória, caso algum outro clube queira contratá-lo sem mediações. No entanto, as negociações são feitas de maneira direta entre os clubes, geralmente.
Porém, compreender as particularidades de cada negociação e de cada atleta envolve muita negociação. Um exemplo recente disso é o do atacante francês Kylian Mbappé, do Paris Saint-Germain.
Mbappé recebeu uma proposta no final da temporada passada de 250 milhões de euros do Real Madrid. O jogador só possuía mais um ano de contrato com o PSG, mas o clube não quis vendê-lo.
A ideia dos dirigentes franceses foi de manter Mbappé nos planos da equipe e conseguir renovar o seu contrato, o que de fato aconteceu posteriormente. No entanto, o mercado entende essa operação como arriscada.
Afinal, Mbappé poderia encerrar o seu contrato pelo PSG e deixar o clube de graça, sem gerar nenhum retorno financeiro para o time de Paris.
23 anos, jornalista durante a maior parte do tempo. Apaixonado por futebol, agora atuando no Guia do Boleiro como o camisa 9 na pelada.