Equador fora da Copa: Itália ou Chile podem ir para o Catar
A Seleção do Equador cometeu uma grava infração e pode perder o direito de disputar a Copa do Mundo, abrindo vaga para outras equipes.
Nesta quinta-feira, 12 de maio, saiu uma notícia que pode mudar as seleções presentes na Copa do Mundo do Catar este ano. As eliminatórias para a Copa da América do Sul acabaram dentro de campo mas, pelo visto, as coisas podem mudar.
A Seleção do Equador, que conseguiu sua classificação para o Mundial neste ano, pode ser suspensa e perder a sua vaga. Após uma queixa da Associação Chilena de futebol, o time equatoriano corre risco de estar ausente do Catar.
Segundo os chilenos, a Seleção Equatoriana falsificou documentos do atleta Byron Castillo. O caso, portanto, está sendo investigado e pode acarretar em uma suspensão pesada para a equipe.
Itália ou Chile na Copa do Mundo? Seleção do Equador corre risco de suspensão
Segundo as provas levantadas pela Associação Chilena de Futebol, o jogador Byron Castillo atuou pela equipe equatoriana durante as Eliminatórias da Copa do Mundo da América do Sul de maneira ilegal.
Documentos provam que o atleta tem idade e nacionalidade diferentes das apresentadas pela Federação Equatoriana de Futebol na competição. Sendo assim, a Conmebol deve tomar uma decisão a respeito do caso.
Ao todo, Castillo esteve presente em oito partidas da Seleção Equatoriana durante as Eliminatórias para a Copa do Mundo da América do Sul. É possível, portanto, que o Equador perca todos os pontos conquistados nesses jogos.
Caso a equipe não tenha direito aos pontos dessas partidas, o Chile conseguiria a última vaga sul-americana para disputar o Mundial nesse final do ano, no Catar. Porém, o caso é ainda mais complexo e a Itália pode surgir na competição.
Como a Itália pode jogar a Copa do Mundo do Catar?
Mesmo com a chance da vaga ir para o Chile, pode ser que nenhuma das duas equipes sul-americanas possam ir ao Catar neste final de ano para disputar a Copa do Mundo e a vaga fique com a Itália.
Como a infração sofrida pela Conmebol é avaliada pela FIFA, a Federação Internacional pode classificar o caso a ponto de tirar uma vaga do continente e transferir para a Seleção mais bem classificada no no Ranking de Países da FIFA. Neste momento, a Itália se encontra em 6º colocado no ranking.
23 anos, jornalista durante a maior parte do tempo. Apaixonado por futebol, agora atuando no Guia do Boleiro como o camisa 9 na pelada.