Chile na Copa do Mundo? Federação reclama com FIFA sobre irregularidade de jogador do Equador

Chile na Copa do Mundo? Federação do país faz denúncia à FIFA sobre irregularidade de jogador do Equador nas Eliminatórias.

Chile na Copa do Mundo? Federação do país faz denúncia à FIFA sobre irregularidade de jogador do Equador.

publicidade

Seleção demanda perca de oito pontos para seleção equatoriana nas eliminatórias sul-americanas e que adversários ganhem três pontos. A mudança na tabela levaria o Chile à Copa do Qatar.

Lateral-direito da seleção do Equador teria mentido sobre idade e país de nascimento

Byron Castillo, lateral-direito da seleção do Equador teria mentido sobre idade e país de nascimento

Byron Castillo, lateral-direito da seleção do Equador teria mentido sobre idade e país de nascimento (Foto: reprodução)

A Federação Nacional de Futebol do Chile (ANFP) enviou à Comissão de Disciplina da FIFA, uma reclamação contra o jogador da seleção equatoriana, Byron Castillo, os motivos seriam o suposto uso de certidão de nascimento falsa, falsa declaração de idade, além de falsa nacionalidade declarada jogador.

publicidade

Em nota publicada nesta quinta-feira, a ANFP afirmou existirem provas do caso.

Entendemos, com base em todas as informações e documentos compilados, que os feitos são demasiado graves e devem ser investigados a fundo pela Fifa. Existem inúmeras provas de que o jogador nasceu na Colômbia, na cidade de Tumaco, no dia 25 de julho de 1995, e não em 10 de novembro de 1998, na cidade equatoriana de General Villamil Plavas”, explicou a ANFP.

Segundo a federação chilena, comissão investigadora equatoriana também concluiu que Castillo é colombiano

Ainda de acordo com a ANFP, a federação equatoriana concluiu que Castillo é Colombiano após observar irregularidades em seus registros. Em março de 2021, o vice-presidente da federação equatoriana, Carlos Manzur, indicou que a documentação do jogador teria problemas e, após um mês, a Justiça local concedeu documentos que comprovaram as informações da sua identidade.

O Equador terminou as Eliminatórias da Copa do Mundo em quarto lugar, com 26 pontos, caso haja a penalização para a equipe, Peru e Colômbia não ganharão pontos, visto que o jogador Castillo não participou dos jogos contra as seleções.

 

Hannah Aragão
Escrito por

Hannah Aragão