Libertadores 2022: veja os favoritos ao título entre as equipes do Brasil

Nesta terça-feira (5), começa a Copa Libertadores da América 2022 e o Brasil tem oito representantes em busca da taça.

Nesta terça-feira (5), começa a Copa Libertadores da América 2022, competição mais importante do continente, e o Brasil tem oito representantes em busca da taça.

publicidade

Os times do país do futebol que vão participar desta edição serão os seguintes: Palmeiras, Atlético-MG, Flamengo, Corinthians, Fortaleza, RB Bragantino, América-MG e Athletico-PR.

Confira os favoritos ao título da Libertadores 2022 entre as equipes do Brasil

Libertadores 2022: veja os favoritos ao título entre as equipes do Brasil

Palmeiras venceu a Libertadores 2020 e 2021, e chega sendo uma das favoritas ao título de 2022. Foto: Reprodução

Algum desses já tem familiaridade com a Libertadores, inclusive, entre esses oito representantes, há sete taças conquistadas. Três do Palmeiras, duas do Flamengo, uma do Corinthinas e uma do Atlético-MG.

publicidade

Fora esses quatro clubes, outros seis também já conseguiram o feito. Grêmio, Santos e São Paulo, com três títulos cada um, Cruzeiro e Internacional, ambos com duas taças da Liberta e Vasco se consagrou uma vez.

Ranking de favoritos ao título da Libertadores 2022

Porém, em 2022, nenhum desses conseguiram garantir a participação. Já o Fortaleza,RBBragantino, América-MG e Athletico-PR vão em busca do seu primeiro título da CONMEBOL.

Entre os oito times brasileiros, o Guia do Boleiro fez uma lista da ordem de clubes que tentam ser campeão da Libertadores.

8º lugar – América-MG

Em último lugar da lista, o Coelho não vem fazendo uma grande temporada, mas surpreendeu ao conseguir se classificar para a fase de grupos da Libertadores. Na mesma chave, o América conta com o Tolima, Independiente del Valle e o Atlético-MG, então precisará ser estratégico nos jogos para conseguir os pontos necessários para avançar.

7º lugar – Fortaleza

Vivendo um dos melhores momentos de sua história, o Fortaleza chega forte para a disputa da competição, após conseguir o seu bicampeonato na Copa do Nordeste e classificação para a final do estadual. Apesar da história recente, o tricolor tem o River Plate, Colo-Colo e Alianza Lima no seu grupo, o que pode dificultar o desempenho da equipe cearense na competição internacional.

6º lugar – RB Bragantino

Desde quando o Bragantino foi comprado pelo Red Bull Brasil, em 2019, o time não parou de conquistar feitos grandiosos para a história do clube. Além do acesso para a Série A em 2019, conseguiu a vaga na Sul-Americana e foi finalista em 2021 e semifinalista do Paulistão em 2022. O Massa Bruta chega querendo ir o mais longe possível na Libertadores, com um investimento elevado e um elenco efetivo. Um empecilho é também o grupo forte que encontra pela frente, formado por Vélez, Nacional e Estudiantes.

5º lugar – Corinthians

Já o Timão chega para disputar a competição cheio de estralas no elenco como Paulinho, Renato Augusto, Willian, Roger Guedes e outros atletas. Uma das dificuldades que podem aparecer nas partidas da primeira fase, é o desgaste, já que boa parte dos titulares têm 30 anos ou mais. No grupo, além do Boca Juniors, adversário que eliminou o Corinthians em 2013, tem também o Deportivo Cali e Always Ready.

4º lugar – Athletico-PR

O Furacão é o atual campeão da Sul-Americana e chega firme para mais uma participação na Libertadores. A equipe vem tendo bons resultados nos últimos anos em competições mais curtas, inclusive foi campeão da Sul-Americana também em 2018.  Outro fator positivo para a equipe brasileira é o grupo em que faz parte. Na chave, Libertad, Caracas e The Strongest podem não ser adversários muito complicados para o Athletico.

3º lugar – Flamengo

Apesar de não estar se desenvolvendo bem nesta temporada com o técnico Paulo Sousa, o Flamengo está no top 3 da lista, já que vem fazendo temporadas vitoriosas de forma constante e conta com um elenco forte. O mengão foi campeão da Libertadores em 2019 e não deve encontrar grandes problemas para passar da fase de grupos. Universidad Católica, Sporting Cristal e Talleres são os adversários do time carioca.

2º lugar – Atlético-MG

Campeão do Brasileirão 2021 da Série A e da Supercopa do Brasil 2022, o Galo é um dos grandes times brasileiros atualmente. Para a Libertadores, além da moral, chega forte com um elenco que conta com o craque Hulk, ex-seleção, e é favorito no mesmo grupo do América-MG, seu rival estadual.

1º lugar – Palmeiras

Em 1º lugar do top 8 favoritos brasileiros ao título, o atual campeão da Libertadores, Paulistão e da Recopa Sul-Americana, o Palmeiras é de novo, não só no país, mas no contexto geral da competição, uma das equipes mais cotadas a levantar a taça, mesmo depois de conquistar as duas edições passadas, 2020 e 2021. Fora isso, o grupo do Porco conta com o Emelec, Deportivo Táchira e Independiente Petrolero e por isso não deve ter problemas para chegar nas oitavas de finais.

Artur Freire
Escrito por

Artur Freire