Seleção da Rússia e times do país ficam de fora de competições internacionais

A seleção da Rússia e os times russos estão suspensos temporariamente das competições internacionais por decisão da FIFA e da UEFA

Após clamor de Federações nacionais e da opinião pública UEFA e FIFA se posicionaram pela suspensão da Rússia e de seus clubes de competições internacionais.

publicidade

No entanto, as entidades ainda não falaram sobre como ficarão as competições em andamento que contavam com participação russa.

Federação polonesa foi a maior ativista pela suspensão da Rússia

A Polônia, por meio de sua Federação nacional de futebol, foi a primeira a se posicionar contra a participação em jogos envolvendo a Rússia.

publicidade

Mesmo tendo uma partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo agendada contra a seleção russa, firmou entendimento de que não entraria em campo contra o país algoz da Ucrânia.

Depois, outras federações nacionais se juntaram. Especialmente Suécia e República Tcheca, as quais seriam as adversárias de um vencedor do confronto entre poloneses e russo se ele viesse a acontecer.

Claro que houve cobranças do mundo do futebol para que ocorresse a suspensão da seleção e dos times russos o mais rápido possível.

Punição atinge clubes e todas as categorias do futebol organizado

Não só a seleção da Rússia com seu time principal está suspensa. Igualmente, os clubes russos não poderão disputar competições internacionais.

Além disso, a punição também é extensiva a todas as categorias de base e ao futebol feminino. A suspensão também deve englobar outras modalidades organizadas pelas entidades: futsal e do futebol de areia.

Esta não é a primeira suspensão de uma seleção por motivos de Guerra. A Espanha já ficou de fora de Copa do Mundo nos tempos de sua Guerra Civil.

O mesmo ocorreu com Alemanha e Japão, em 1950, pois faziam parte do chamado Eixo, derrotado na Segunda Guerra Mundial.

A mais longa punição, sem dúvida, é da África do Sul, a qual perdurou por quase todo o Apartheid. Regime de segregação racial que ocorreu até o início dos anos 90 no pais.

Rodrigo Ramos
Escrito por

Rodrigo Ramos

Advogado por formação e comunicador por vocação. Desde 2004 trabalhando em veículos de imprensa. Apaixonado pela história dos esportes e um inveterado por leitura e escrita. Notícias, pautas e reportagens me mantém ligado 24h por dia. Muito café, um bom churrasco e rock na veia para passar bem um dia de trabalho.