Ucrânia: Smolov é primeiro jogador russo a se posicionar contra Putin
O atacante russo Smolov se posicionou sobre a atual crise que envolve o seu país e a Ucrânia, onde acontecem conflitos bélicos neste momento
A situação política entre Rússia e Ucrânia se agravou nas últimas horas. Bombardeios de tropas russas comandadas pelo presidente Vladimir Putin atacaram o país vizinho na madrugada desta quinta-feira (24).
Os efeitos desse conflito podem ser mundiais e, localmente, toda a Europa olha para a situação com um receio de que algo mais alarmante aconteça nos próximos capítulos.
Pelo lado da Rússia, os jogadores de futebol do país ainda não haviam se posicionado sobre a situação, mas Fedor Smolov foi o primeiro a comentar sobre o atual momento político do país.
Smolov se posiciona contra a Rússia e Putin
O jogador russo de 32 anos publicou na sua conta pessoal do Instagram uma imagem toda em preto, representando luto, com a frase “Sem guerra!”.
Ver essa foto no Instagram
Ao todo, Smolov tem 45 participações com a Seleção Russa e seu posicionamento político pode ser um agravante na relação com o país natal.
Isso porque Vladimir Putin, presidente russo, costuma tomar medidas severas em posicionamentos políticos de figuras públicas no país.
Historicamente, o presidente aplica censura e repressão a grupos que se manifestam contra os seus ideais impostos no dia-a-dia da Rússia e Smolov pode sofrer com isso.
Leia também: UEFA decide mudar sede da final da Champions por conflitos entre Ucrânia e Rússia
Jogadores ucranianos se manifestam contra a guerra
Se Smolov foi o primeiro atleta russo a se manifestar contra o ataque bélico promovido por Putin nesta última madrugada, diversos jogadores ucranianos já se manifestaram.
Um dos principais jogadores da atual seleção ucraniana, o lateral Zinchenko, que joga no Manchester City, se mostrou contrário à represália russa.
Zinchenko ataca Putin: "Espero que tenhas a mais dolorosa morte de sofrimento, criatura." pic.twitter.com/8L4mJHhBLJ
— Cabine Desportiva (@CabineSport) February 24, 2022
Schevchenko, um dos maiores da história do futebol ucraniano e atual treinador da seleção nacional, também se manifestou e pediu paz na região afetada pelo atual conflito bélico.
23 anos, jornalista durante a maior parte do tempo. Apaixonado por futebol, agora atuando no Guia do Boleiro como o camisa 9 na pelada.