Zinchenko e Shevchenko se pronunciam em meio à tensões na Ucrânia
Ucrânia vive tensão geopolítica com a Rússia e duas das principais figuras do futebol ucraniano comentam sobre a atual situação do país
O futebol sofre influência direta da política, e isso acontece em qualquer canto do mundo. O esporte é apenas um reflexo das práticas políticas que existem, e na Ucrânia não é diferente.
Recentemente, o país do leste europeu vive momentos de muita tensão. Duas regiões ucranianas, Donetsk e Luhansk não foram reconhecidas como independentes pelo governo russo.
Vladimir Putin, presidente da Rússia, havia declarado que enviara tropas para um confronto bélico, caso fosse necessário, e o mundo assistiu com receio o episódio.
Zinchenko, lateral ucraniano do Manchester City, se pronunciou sobre a atual situação, assim como Shevchenko, um dos maiores jogadores de futebol da história ucraniana.
No meio da tensão, Shevchenko e Zinchenko se pronunciam
Com uma possível invasão de tropas russas às duas regiões da Ucrânia que sofrem represálias por parte de Vladimir Putin, Zinchenko se pronunciou por meio das redes sociais.
O lateral-esquerdo de 25 anos não se calou diante do atual momento que seu país de origem vive e deixou claro que o povo ucraniano não irá deixar para trás seus direitos.
Um país cujas fronteiras devem continuar intactas. Meu país pertence aos ucranianos e ninguém jamais será capaz de tomá-lo. Nós não vamos desistir. Glória à Ucrânia – disse Zinchenko.
Zinchenko: «Ninguém poderá apropriar-se da Ucrânia»https://t.co/kEoHL23kLE pic.twitter.com/dmE0oreOmb
— maisfutebol (@maisfutebol) February 22, 2022
Já Shevchenko, ídolo do futebol ucraniano que atualmente comanda a Seleção do seu país, comentou sobre a necessidade de união do povo.
Em postagem nas suas redes sociais, Shevchenko exaltou a hombridade da população ucraniana ao longo da sua história recente.
A Ucrânia é minha pátria! Sempre tive orgulho do meu povo e do meu país! Passamos por muitos momentos difíceis, e nos últimos 30 anos nos formamos como nação! Uma nação de cidadãos sinceros, trabalhadores e amantes da liberdade! Este é o nosso bem mais importante! Hoje é um momento difícil para todos nós. Mas devemos nos unir! – escreveu o ex-jogador, em postagem com a bandeira do país – comentou Shevchenko .
🚨Ucrânia 🇺🇦: A Rússia deu início a evacuação de todo o pessoal diplomático baseado na Ucrânia.
— Ivan Kleber (@lordivan22) February 23, 2022
Em ano de Copa, Ucrânia luta por vaga na repescagem
Pela Seleção Ucraniana, Zinchenko busca uma vaga para a Copa do Mundo, no Catar. A Seleção está presente na repescagem europeia e sonha em disputar o torneio no final do ano.
Conquistar uma vaga para o Mundial em 2022 representa ao povo ucraniano uma vitória no futebol que pode ser um reflexo de esperança para o país.
23 anos, jornalista durante a maior parte do tempo. Apaixonado por futebol, agora atuando no Guia do Boleiro como o camisa 9 na pelada.