Todas as SAFs do futebol brasileiro

Conheça com o Guia do Boleiro mais a fundo todas as SAF - sociedade anônima do futebol - do Brasil constituídas até o momento

Desde a aprovação da Lei das Sociedades Anônimas do Futebol, criou-se muita expectativa sobre quantos e quais clubes se tornariam SAFs.

publicidade

Confira na matéria todos os clubes que adotaram o novo regime de administração implantado no futebol brasileiro

Apenas dois clubes já são formalmente SAFs no futebol brasileiro

SAF Cruzeiro Cuiabá

SAF pode tirar grandes clubes da lama financeira

Somente Cuiabá e Cruzeiro já estão com toda a questão formal e se tornaram de fato Sociedades Anônimas do Futebol até o momento no Brasil.

publicidade

O time do Mato Grosso foi o pioneiro no novo modelo e o mineiro alçou o maior destaque de mídia por ter sido comprado por Ronaldo Fenômeno.

Tanto Botafogo quanto Vasco ainda estão pendentes dos trâmites legais para se tornaram de forma definitiva SAFs. E para atingir tal patamar é preciso atender alguns critérios.

Para que um clube de futebol realmente vire um Sociedade Anônima do Futebol é necessário a aprovação pelo Conselho Deliberativo ou Assembleia da entidade.

Além disso, tal qual toda empresa, é necessário o devido registro na Junta Comercial competente. Portanto, há uma formalidade legal para validar a transformação de um time em uma SAF.

Cuiabá e a transformação de clube associativo para SAF

O Cuiabá nasceu clube empresa. Porém, sempre trabalhou com as contas no vermelho. Isso só mudou em 2021 com a chegada à elite do futebol brasileiro.

Após o final do último Campeonato Brasileiro houve a formalização da Cuiabá SAF. Mas tal qual foi desde a fundação do clube o comando é da família Dresch.

O Cruzeiro de Ronaldo que sonha em ser galáctico

Era 18 de dezembro de 2021 e o Atlético-MG ganhava todas as manchetes pelos títulos do Brasileirão e da Copa do Brasil até que num sábado o Cruzeiro anuncia o nome do dono da SAF da Raposa: Ronaldo Nazário!

Toda a atenção dos veículos de comunicação se voltou para o negócio bombástico que terá aporte financeiro de R4 400 milhões.

Rodrigo Ramos
Escrito por

Rodrigo Ramos

Advogado por formação e comunicador por vocação. Desde 2004 trabalhando em veículos de imprensa. Apaixonado pela história dos esportes e um inveterado por leitura e escrita. Notícias, pautas e reportagens me mantém ligado 24h por dia. Muito café, um bom churrasco e rock na veia para passar bem um dia de trabalho.