Novo técnico do Grêmio: Roger Machado após anos fora do clube

Após seis anos o técnico Roger Machado retorna ao comando do Grêmio. Formado como jogador no clube é um ídolo do tricolor gaúcho.

Na noite desta segunda-feira (14), o Grêmio anunciou Roger Machado como seu novo técnico para a temporada 2022.

publicidade

O anúncio vem no mesmo dia em que foi oficializada a saída de Vágner Mancini do comando técnico do tricolor.

Novo técnico do Grêmio é o bom filho que a casa retorna

Roger agora no Grêmio nos tempos de Fluminense

Roger nos tempos de Fluminense

Roger foi criado nas categorias de base do tricolor. Tendo estreado pelo time profissional do Grêmio em 03/02/1994 em amistoso contra o Igrejinha, vencido pelo time azul, preto e branco por 1 a 0.

publicidade

Foram exatos 500 jogos de Roger como camisa 6 do seu time de formação. Sua despedida foi na última rodada do Brasileirão de 2003 quando a equipe escapou do rebaixamento ao vencer o Corinthians.

Como treinador, esta será a segunda passagem efetiva de Roger no comando tricolor. Ele esteve no clube entre 2015 e 2016.

Sua última partida foi uma derrota para a Ponte Preta por 3 a 0, no dia  14/9/2016. Um dia antes do aniversário do Grêmio de 113 anos.

Números e perspectivas para Roger Machado em novo desafio no tricolor

Em sua primeira passagem como treinador efetivo do Grêmio, somadas a outros três períodos como interino, Roger totalizou 101 jogos no comando do time gaúcho.

Suas estatísticas são amplamente favoráveis com 52 vitórias, 22 empates, 27 derrotas, 150 gols pró, 103 gols contra, 47 saldo e 58,7% de aproveitamento.

Roger Machado acabou fugindo de sua convicção de não assumir trabalhos em andamento para voltar ao Grêmio. Por outro lado, há pouco mais de um mês de temporada em andamento.

A herança de Mancini não é boa. Além de o Grêmio estar na segunda divisão as atuações não convencem. Mesmo que o time lidere com folga a tabela do Campeonato Gaúcho.

O novo treinador terá de lidar com uma torcida insatisfeita e machucada pelo descenso e uma crítica esportiva forte no sul. Ademais, não tem convencido em seus trabalhos mais recentes e lida com problemas pessoais.

Rodrigo Ramos
Escrito por

Rodrigo Ramos

Advogado por formação e comunicador por vocação. Desde 2004 trabalhando em veículos de imprensa. Apaixonado pela história dos esportes e um inveterado por leitura e escrita. Notícias, pautas e reportagens me mantém ligado 24h por dia. Muito café, um bom churrasco e rock na veia para passar bem um dia de trabalho.