FIFA disse que Palmeiras tem Mundial? O site oficial representa a entidade, ou não?

A Fifa novamente citou a Copa Rio, vencida pelo Palmeiras em 1951, como sendo uma conquista de mundial.

A Fifa novamente citou a Copa Rio, vencida pelo Palmeiras em 1951, como sendo uma conquista de mundial. A entidade deveria se posiconar, além de documentar, sua posição oficial quanto ao torneio no Rio.

A conquista do Torneio Internacional de Clubes Campeões em 1951 foi extremamente importante, é uma glória do Palmeiras, mas nunca teve, por parte da entidade, oficialidade como um Mundial de Clubes.

O Palmeiras que disputa a Final do Mundial em Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos, contra o Chelsea neste sábado,  12.

Palmeiras campeão do Torneio Internacional de Clubes Campeões 1951 no Rio de Janeiro

Palmeiras campeão do Torneio Internacional de Clubes Campeões 1951 no Rio de Janeiro

Conforme artigo publicado no GE, pelo ilustre jornalista esportivo PVC, (Paulo Vinícius de Mello Coelho), do Grupo Globo, a entidade diz que não há equiparação com Mundial de Clubes.

Por outro lado,  a FIFA permite que em seu site sejam publicadas matérias que “mais confundem do que esclarecem”. Assim, o presidente Gianni Infantino precisa se posicionar e dar visão oficial.

Na Copa Rio, havia a bandeira da Fifa e a presença de Ottorino Barass, representante do órgão na disputa, mas a entidade máxima do futebo, nunca equiparou a conquista de 1951 à Copa Intercontinental ou ao Mundial.

Fica a questão: a FIFA nunca disse que Palmeiras tem Mundia?

Em 2004, houve a informação de que a Fifa havia oficializado a cnquista, mas foi alarme falso. O então presidente, Joseph Blatter, ná época, descartou a informação no dia seguinte.

Dez anos depois, em 2014, foi feita uma reunião do Comitê Executivo da Fifa, no Rio de Janeiro, que tratou do tema.

Na ata da reunião, consultada pelo colunista PVC, a Fifa diz que a equiparação não foi homologada naquela ocasião.

Depois, em 2018, na Rússia, o ex-presidente da Fifa Joseph Blatter, em entrevista com os jornalistas Camila Mattoso, Diego Garcia, Juca Kfouri e Sergio Rangel, entrou na sala e afirmou:

“Palmeiras é campeão mundial e ponto final.”

Acontece que Blatter já não era mais presidente da FIFA, além de ter feito a afirmação, rindo.

O tual, Infantino, descarta a equiparação, sempre que questionado, e o departamento de mídia da Fifa também não oficializa.

Polêmicas cridas pela publicações no site oficia da FIFA

Em publicações, o site oficial da entidade trata do assunto de maneira oficiosa, apesar de que o site, em si, não é representa um documento oficial.

Mas a dona do veículo de comunicação é a FIFA, e dentro da necessária seriedade, e respeito ao Palmeiras, a mesma deveria instruir melhor seus jornalistas, da forma como deveriam tratar do asunto: com seriedade.

Copa Rio, vencida pelo Palmeiras em 1951 entrega do troféu

Copa Rio, vencida pelo Palmeiras em 1951 entrega do troféu

Site da FIFA citou “glória global do Palmeiras”

No mínimo, em todas as vezes que o portal citou a “glória global do Palmeiras” teria sido necessário deixar clara a posição oficial da entidade.

E qual é a posição da FIFA em realçao ao mundial do Palmeiras

Já que na reunião do Comitê Executivo em 2014 não foi capaz de oficializar, depois das notícias publicadas pelo site oficial da FIFA, Gianni Infantino,teria a obrigação de se posicionar.

Poderia até não afirmar, se o Palmeiras é campeão mundial ou não , ou se a Fifa oficializa ou não oficializa, ou ainda se pensam em estudar mlhor, novamente, o caso da conquista da Copa Rio como um título mundia.

Roberto Mentha
Escrito por

Roberto Mentha

Redator e jornalista por vocação atuando em diversas mídias digitais desde 2015. Interessado na informação atualizada, divertida e verídica.